TikTok foi pego copiando o conteúdo da área de transferência dos usuários do iOS

iOS 14 expôs travessuras obscuras do TikTok

O serviço de rede social de compartilhamento de vídeo TikTok já era popular antes das quarentenas, e sua base de usuários teve um crescimento ainda maior nos últimos três meses, mas as políticas do desenvolvedor ByteDance e os supostos laços com o governo chinês trouxeram polêmica. Agora, foi revelado que o aplicativo está lendo o conteúdo da área de trabalho dos usuários do iOS, embora afirme que se trate de um recurso anti-spam.

Como observa o Telegraph, o TikTok foi um dos vários aplicativos descobertos por estar coletando informações indevidas dos usuários em março. Alguns desenvolvedores descobriram que aplicativos populares como AccuWeather, Overstock, AliExpress, Call of Duty Mobile, Patreon e Google News estavam bisbilhotando no Android e no iOS. A ByteDance disse à Forbes que isso estava relacionado ao uso de um SDK de publicidade do Google desatualizado que estava sendo substituído.

Naquela época, o TikTok prometeu que encerraria a prática em algumas semanas, mas um novo recurso no iOS 14 mostrou que a bisbilhotice não havia parado. A atualização mais recente do sistema operacional da Apple não chega até o outono, mas aqueles com acesso antecipado precisam ver como isso alerta os usuários se um aplicativo estiver copiando e colando texto da área de transferência.

O diretor de Emoji da Emojipedia, Jeremy Burge, revelou no Twitter que o TikTok ainda estava capturando o conteúdo da área de transferência a cada 1 a 3 pressionamentos de tecla, como mostra o iOS 14.

“Ok, então o TikTok pega o conteúdo da minha área de transferência a cada 1-3 pressionamentos de tecla. O iOS 14 é apresentado com a nova notificação de colagem.”

O TikTok agora diz que isso é “acionado por um recurso projetado para identificar comportamentos repetitivos e com spam”. A empresa acrescentou que “já enviou uma versão atualizada do aplicativo à App Store, removendo o recurso anti-spam para eliminar possíveis confusões”.

Embora o TikTok possa não estar mais lendo a área de trabalho do iOS, não está claro se o “filtro anti-spam” foi removido da versão Android do aplicativo.

Em fevereiro, o CEO do Reddit, Steve Huffman, chamou o TikTok de “spyware” e “fundamentalmente parasitário”. Suas palavras vieram logo depois que a TSA e a Marinha dos EUA proibiram o aplicativo por questões de segurança.

Fonte: TechSpot

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.