Tim O’ Reilly: criptomoedas e NFTs são uma “bolha especulativa bem séria”
O “guru da internet” e criador do termo “Web 2.0” é bastante cético; as novas tendências tecnológicas não parecem impressioná-lo.
“Bolha”
Em entrevista à CBS, Tim O’ Reilly, conhecido como uma espécie de “guru da internet”, teceu duros comentários a respeito da Web3 – em especial criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs).
O termo refere-se à inclusão de tecnologias descentralizadas via blockchain, bem como à tokenização como um todo.
Durante a entrevista, O’ Reilly deu seu pitaco a respeito do metaverso:
“O metaverso em si é cheio de hype de bolha. O Meta Quest 2 (linha de óculos de realidade virtual) está sendo bastante vendido, mas a tecnologia está longe de alcançar seu máximo.”
O conceito de mundos virtuais e interligados ainda é bastante novo. Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND) são, até o momento, os projetos de metaverso mais proeminentes, com grandes nomes da indústria desenvolvendo seus próprios espaços.
- Veja também: Vitalik Buterin fala sobre bolha cripto e afirma que a Ethereum pode ultrapassar o Bitcoin no futuro
Crescimento perigoso
Apesar de O’ Reilly reconhecer que criptomoedas e tokens não fungíveis estão em franco crescimento, ele acredita que, uma hora ou outra, tal crescimento pode mostrar-se insustentável:
“Acredito tratar-se de uma bolha especulativa bem séria, dentro de uma fundação muito pequena.”
O mercado de NFTs cresceu assustadoramente em 2021, registrando cerca de US$ 25 bilhões em transações, segundo dados do DappRadar.
Apesar dos pesados investimentos que estão sendo realizados, o “guru” crê que as pessoas devem estar preparadas para a queda. Além disso, ele afirma que, após o desfecho das tecnologias que estão na moda, outros projetos mais sólidos e sustentáveis virão à tona.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.