Tokenização no MMA e por que é benéfico

Tokenização tem se tornado um processo cada vez mais popular, chegando inclusive ao mundo do MMA

Criptomoedas e tokenização se tornaram muito populares nos esportes, e isso inclui o MMA. A vasta gama de oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento das criptomoedas é visível em vários campos e o esporte não é exceção. É benéfico e útil porque atrai pessoas e apoiadores ao redor do mundo. Lembramos do caso da Juventus quando o clube lançou colecionáveis, e essa jogada foi aclamada.

O MMA e o UFC, em particular, não são uma exceção e, em fevereiro deste ano, a tokenização começou. Este artigo abordará este tópico e por que é benéfico.

A parceria entre o Dapper Labs e o UFC

A Dapper Labs, empresa responsável pela criação do CryptoKitties, anunciou uma parceria com o UFC em 25 de fevereiro de 2020 para fornecer uma nova experiência digital para os fãs de MMA em todo o mundo.

A Dapper Labs é uma empresa de criptomoedas mais conhecida por criar o CryptoKitties, um jogo de blockchain no Ethereum que permite aos jogadores comprar, criar, coletar e vender gatos virtuais.

Normalmente, a tecnologia blockchain é usada para comprar e trocar ativos digitais, a fim de obter benefícios monetários. O CryptoKitties foi um dos primeiros exemplos do uso da tecnologia cripto para fins de entretenimento.

Agora, a organização planeja fazer o mesmo com o UFC. A Dapper Labs pretende lançar colecionáveis ​​da marca UFC para dar aos fãs a oportunidade de conseguir seus próprios lutadores virtuais do UFC. Esses ativos digitais criptográficos permitirão que os fãs os armazenem, vendam ou troquem na plataforma Flow Dapper Labs.

Lembre-se de que anteriormente a Fundação Litecoin se tornara o patrocinador oficial do UFC 232. O logotipo da criptomoeda podia ser visto na capa do octógono; além disso, foi anunciada durante os intervalos.

A Blockchain possui outra área útil de aplicação. Lembre-se que em breve a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) distribuirá ingressos para jogos de futebol por meio de um aplicativo blockchain especial. Segundo representantes oficiais da organização, essa abordagem acelerará significativamente e garantirá a passagem de torcedores para o estádio.

Diferentemente do CryptoKitties, que roda na plataforma Ethereum, o Flow é a nova blockchain criada pelo Dapper Labs. A empresa já levantou US$ 11 milhões em financiamento para a blockchain, que deve ser lançada antes de 2021. A Dapper Labs decidiu criar sua arquitetura de blockchain para resolver os problemas de escalabilidade.

O resultado será uma plataforma que conterá imagens tokenizadas de lutadores de MMA. Eles trabalharão com o princípio de Tamagotchi que ganhou popularidade nos anos 90, para que os fãs possam treinar lutadores, melhorar seu nível e até gerenciar a nutrição do atleta para bater  o peso certo.

Em geral, a principal importância da tokenização está na segurança. As criptomoedas fornecem um alto nível de anonimato e segurança aos clientes. Além disso, como já foi mencionado acima, o UFC é uma liga muito popular, e a mudança de tokenização servirá de incentivo para torcedores de todo o mundo começarem a usar o serviço.

Fonte: ProMMANow

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.