Tokens são acusados de exit scam após entrada na Uniswap

Dois projetos pequenos parecem ter saído do ar logo após serem listados na exchange descentralizada Uniswap, depois de investidores terem alocado fundos nos mesmos.

Como noticiado em primeira mão pelo site The Block, ambos os projetos – Nugs.space (NUGS) e Nexeum Protocol (NEXE) – desapareceram. O primeiro projeto, o chinês Nugs.space, alegou problemas devido a um “bug em um contrato inteligente,” dizendo nas redes sociais que o erro está sendo reparado.” Logo, não demorou para que boatos de um possível exit scam tenha ocorrido após a listagem de ambos na exchange descentralizada Uniswap.

NUGS – O primeiro caso

Ainda nas redes sociais, a equipe da Nugs disse que seus tokens iriam “ficar permanentemente intocáveis” em um endereço Ethereum, que atualmente contém mais de 100 milhões de tokens NUGS tokens. A Nugs, conforme seu website, era para ser uma “fuga divertida” dentro do espaço cripto, com uma oferta total de 420 milhões de tokens.

Todas as transações de NUGs teriam 1% dos tokens sendo definitivamente queimados e 1% sendo usados na criação de um sorteio diário realizado “às 04:20 no horário padrão da China.” O site do projeto diz que a NUGS “não deveria ser considerada um investimento,” mas nas redes sociais usuários revelaram que investiram na criptomoeda.

Dados da blockchain Ethereum mostram que milhões de tokens NUGS estão a caminho da exchange descentralizada Uniswap, possivelmente de usuários tentando vender seus aportes. O token começou a ser negociado na exchange logo após ter sido listado mas logo viu seu preço despencar.

NEXE – o mesmo problema ocorre novamente

Outro projeto, o NEXE, parece ter dado exit scam logo após ser listado na Uniswap. O site do projeto foi tirado do ar e suas redes sociais foram apagadas. Dados disponíveis parecem mostrar que o projeto estava usando algum tipo de programa de recompra para enganar investidores.

Dados da Uniswap.info mostram que o preço do token afundou 99.24% logo após sua listagem, partindo de $0.13 para uma alta aos $0.27, até despencar para $0.0028, antes de sua liquidez acabar completamente.

É válido dizer que qualquer um pode criar um token e listá-lo na Uniswap. O hype ao redor de alguns tokens e suas listagens têm lembrado a bolha de ICOs de 2017. Naquela época, um token chamado Useless Ethereum Token (literalmente: Token Inútil do Ethereum (UET), o qual admitiu abertamente que os tokens tinham o objetivo de enriquecer “alguma pessoa aleatória na internet,” levantou cerca de $300.000.

Fonte: Cryptoglobe

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!