Tom Lee: Keep calm e HODL o Bitcoin

Investimentos estratégicos e de longo prazo em Bitcoin

O Bitcoin sofreu um revés no final da semana passada, com o ativo caindo abaixo de US $ 8.000, arrastando o mercado mais amplo. A situação melhorou ligeiramente com o mercado de criptomoedas começando essa semana forte.

No entanto, em meio a todos os altos e baixos recentes, Tom Lee, da CNBC, sublinhou mais uma vez por que é uma boa ideia fazer investimentos estratégicos e de longo prazo em Bitcoin, em vez de entrar em negociações de curto prazo.

Dados históricos mostram o mérito de Hodling de bitcoin

O recente desempenho desleixado do Bitcoin provocou um sentimento de medo em muitos na comunidade que agora perguntam se o inverno proverbial do Bitcoin que começou no início de 2018 ainda está por perto. No processo, eles ignoraram como o Bitcoin, junto com o ouro, foi (na maior parte) um dos ativos com melhor desempenho em 2019.

E mesmo se descontarmos seu sucesso relativo em 2019, o Bitcoin ainda mantém seu valor intacto como uma opção de investimento de longo prazo, de acordo com Tom Lee, que repetiu essa perspectiva otimista no domingo.

Em um tweet destacando a precedência histórica da recuperação sustentada do Bitcoin, imperturbável por contratempos temporários, Lee chamou a atenção da comunidade para a chamada ‘regra dos 10 melhores dias’.

https://twitter.com/fundstrat/status/1178077108729454592

Regra dos 10 melhores dias

Para aqueles fora do ciclo, a CNBC Fundstrat popularizou a regra dos 10 melhores dias como um padrão histórico, estabelecendo que, em qualquer ano, o maior pedaço do ganho de preço do BTC ocorre durante os dez maiores dias de negociação.

Por uma perspectiva, durante o esmagador mercado altista de 2017, o Bitcoin levou apenas dez dias para aumentar mais de 1.100%, ajudando o ativo a atingir seu recorde histórico em mais de US $ 21k.

Mesmo durante o pico do inverno das criptomoedas, o Bitcoin ganhou quase 67% durante os maiores dias de negociação em 2018. Um padrão semelhante pode ser visto nos gráficos de preços do BTC a partir de 2013, quando o ativo estava sendo negociado a cerca de US $ 13 por token.

O interessante aqui é que, fora desses dez dias, o Bitcoin geralmente sofre quedas notáveis na avaliação até o final do ano. Fora desse período, geralmente, os preços do BTC sofreram uma perda média anual de 25% (com base nos dados coletados entre 2013 e 2019).

Apoio no twitter

A regra de 10 dias tem seu quinhão de crentes na comunidade mais ampla de criptomoedas. Dan Tapiero, o fundador da DTAP Capital, está entre aqueles que pensam que a regra se mantém mesmo no contexto atual.

Ele deu seu aval à avaliação de Lee no início de hoje, sugerindo que o hodling era o caminho a seguir para quem quer obter grandes lucros com seu portfólio BTC.

https://twitter.com/DTAPCAP/status/1178519173133148161

Enquanto isso, outra perspectiva interessante, muitas vezes ignorada por alguns investidores, é que o desempenho de longo prazo do Bitcoin provavelmente pode ser melhor medido por seus mínimos anuais, em vez dos máximos de todos os tempos.

Por exemplo, o BTC chegou a US $ 4 em 2012, que foram seguidos por mínimos anuais de US $ 65, US $ 200, US $ 185, US $ 365, US $ 780 e US $ 3.200 em 2018.

Exceto em 2014, as baixas anuais do BTC cresceram consistentemente, apesar das flutuações violentas nos extremos superiores. Essa tendência acrescenta mais importância ao argumento de que os investidores provavelmente terão melhores resultados ao fazer investimentos de longo prazo no ativo.

Sim, pode ser mental e emocionalmente desgastante ver seu estoque do BTC desvalorizando ao longo do ano. No entanto, os defensores da regra de 10 dias exortariam você a não ceder à tentação de vender rapidamente seus Bitcoins por pânico ou compulsão.

A longo prazo, eles dizem, a recompensa valerá a pena.

Fonte: BeInCrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.