Tor, projeto focado em anonimato, acrescenta opção de doações em criptomoedas

Famoso software focado em anonimato, Tor, passou a receber doações em criptomoedas

O software de privacidade Tor está agora aceitando doações por meio de diversas criptomoedas, uma vez que um novo cripto portal de doação apareceu no site do projeto no dia 18 de março.

O site agora aceita nove grandes criptomoedas, sendo elas Bitcoin, Bitcoin Cash, Dash, Ethereum, Litecoin, Monero, Stellar Lumen, Augur e Zcash.

A página para cripto doações do projeto encoraja usuários a “se posicionarem em relação aos direitos humanos universais de privacidade e liberdade, ajudando a manter o Tor robusto e seguro”. A página também especifica que usuários podem contatar o projeto se eles preferirem doar em alguma criptomoeda não listada.

O Tor Project é uma organização sem fins lucrativos e software open source feito para onion routing, a tecnologia para trocas de informações anônimas. Além disso, o projeto tem duas versões oficiais de seu browser: Tor Browser e TorBro. O principal propósito de utilizar o navegador é manter o anonimato e evadir a censura disfarçando o endereço de IP.

Países onde a internet é altamente censurada, como Venezuela, Rússia e China, introduziram banimentos ao Tor e tecnologias semelhantes, como redes virtuais privadas (VPNs).

No início do mês, o chefe do Comitê de Finanças da Assembleia Nacional da França sugeriu um banimento a criptomoedas anônimas, ou moedas de privacidade, como ZEC e XMR.

A comunidade Tor e a cripto comunidade compartilham o ideal de privacidade e descentralização. Em 2017, pesquisadores da Universidade de Waterloo e da Universidade da Concordia, ambas do Canadá, introduziram um sistema baseado em blockchain que utilizam técnicas de onion routing para facilitar entregas anônimas.

Fonte: The Cointelegraph