Tornado Cash é responsável por 75% do ETH lavado, diz relatório
Novos detalhes tornam a situação da plataforma de mixagem de criptomoedas cada vez mais delicada
Preferência dos golpistas
De acordo com a SlowMist, empresa de cibersegurança blockchain, 74,6% dos fundos roubados em Ether (ETH) foram lavados por criminosos através da Tornado Cash.
A plataforma realiza mixagem de criptomoedas, um procedimento que ajuda a ocultar patrimônio digital, tornando-o praticamente impossível de rastrear. Para tanto, o saldo é pulverizado em diversas carteiras e, no final do processo, é entregue em um novo endereço para o usuário.
Confira a declaração da SlowMist:
“A Tornado Cash responde pela maior parte do financiamento inicial para esses incidentes de segurança. Também houve relatos de saques de exchanges, plataformas de negociação e carteiras pessoais para financiar esses incidentes.”
Tornado Cash e Lazarus Group
O governo dos EUA vetou o uso do serviço dentro de sua jurisdição. As agências regulatórias alegam que a plataforma é copiosamente utilizada por criminosos para realizar lavagem de dinheiro após ataques cibernéticos. Lazarus Group, divisão hacker norte-coreana, teria conexões íntimas com a plataforma.
O grupo foi responsável por alguns dos maiores ataques envolvendo criptomoedas, a exemplo do roubo na Ronin, carteira cripto de Axie Infinity. Estima-se que bilhões de dólares em ativos digitais foram irremediavelmente perdidos por meio da Tornado Cash.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.