Tornado Cash continua funcionando, mesmo após sanções dos EUA

tornado01 interna
Roman Semenov, cofundador da Tornado Cash. Imagem: CoinDesk

O governo norte-americano afirma que criminosos têm utilizado a plataforma para lavagem de dinheiro.

Tornado Cash na mira das autoridades

De acordo com The Block, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC) designou a Tornado Cash, plataforma de mixagem de criptoativos, como um ecossistema de carteiras vinculadas. Também afirmou que criminosos, como o grupo hacker norte-coreano Lazarus Group, fizeram uso da plataforma para lavar US$ 7 bilhões.

Roman Semenov, cofundador da Tornado Cash, disse em seu Twitter que sua conta no GitHub foi suspensa. Além disso, o saldo de alguns usuários foram bloqueados.

Indignação

Logo após o embargo promovido pelo governo norte-americano, usuários conhecidos foram a público manifestar suas opiniões a respeito da Tornado Cash. Vitalik Buterin, um dos fundadores do Ethereum (ETH), falou sobre o uso da plataforma para boas causas.

Semenov, por outro lado, mostrou-se bastante indignado com o ocorrido:

“Minha conta no GitHub acaba de ser suspensa. Escrever um código open source é ilegal agora?”

Não funcionou tão bem assim

Apesar dos embargos impostos pelo governo, um robô registrou US$ 3 milhões em movimentações financeiras na plataforma ao longo das últimas 24 horas.

Por outro lado, pode ser que a determinação movida pelos EUA reflita na performance da Tornado Cash em escala global. Ari Redbord, ex-conselheiro do Escritório de Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro, disse que, “mesmo que você não seja um ator ilícito, você não quer colocar seu dinheiro em algum lugar para onde o governo dos EUA esteja lançando uma luz”.

Além disso, mesmo usuários que não sejam norte-americanos precisam ficar de olho, afirma Andrew Fiernan, chefe de estratégias de sanções da Chainalysis:

“Mesmo que você não seja cidadão dos EUA, sacar fundos do Tornado Cash em um serviço de criptomoeda sujeito à jurisdição do país ainda pode desencadear uma violação.”

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.