Toyota quer construir carro movido a energia solar que ande 24 horas por dia

Toyota faz parcerias com grandes empresas por carro movido a energia solar com potencial para funcionar até mesmo durante a noite

Um novo projeto da Toyota Motor Corp., Sharp Corp. e New Energy e Industrial Technology Development Organization of Japan, ou NEDO, está buscando construir um Prius que possa funcionar essencialmente o tempo todo. Eles pretendem fazer isso através de um carro movido a energia solar.

Independente de conexões

“A vantagem do carro solar é que, embora não possa dirigir por 24 horas, ele não precisa de estações de carregamento”, disse Bloomberg Koji Makino, gerente de projetos da Toyota.

Os carros movidos a energia solar oferecem a vantagem de não precisar ser conectado a lugar nenhum. Se for possível criar uma bateria que possa fornecer energia ao carro à noite, ela poderá funcionar sempre.

Ainda estamos longe disso. Atualmente, um híbrido plug-in Prius que é vendido por mais de 3 milhões de ienes possui painéis solares como opção.

No entanto, o veículo só carrega quando estacionado e a quantidade máxima de energia para dirigir dura apenas cerca de 6 quilômetros. Ainda assim, a equipe fez alguns avanços impressionantes em sua nova pesquisa e desenvolvimento envolvendo um novo Prius movido a energia solar, testado desde julho.

Avanços impressionantes

Para inicio, eles produziram painéis solares que convertem a luz do sol em um nível de eficiência superior a 34%, em comparação com cerca de 20% para os painéis atuais no mercado. Além disso, eles projetaram células solares de cerca de 0,03 mm de espessura que podem ser colocadas no teto, capô e hatchback do carro.

Isso significa que o carro pode ser equipado com um sistema elétrico que pode carregar o veículo, mesmo quando está em movimento. Mitsuhiro Yamazaki, diretor da divisão de sistemas de energia solar da NEDO, afirma que se o carro for conduzido apenas quatro dias por semana por um máximo de 50 quilômetros por dia, ele não precisará ser conectado a lugar algum.

Isso não é nada mal! Nada mal para a Toyota.

Fonte: InterestingEngineering

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.