Trading: Como identificar um Rompimento no Gráfico?

Alguns critérios para identificar um rompimento de suporte e resistência

No trading tem muitos eventos que acontecem onde não há uma regra clara, definida, para denominar certas coisas. Uma delas é o rompimento! Cada trader tem o seu critério próprio que define o que é um rompimento e neste ponto estou passando o critério que eu utilizo.

Antes, vale ressaltar que rompimento é um evento importante onde geralmente indica que o preço vai seguir na direção daquele rompimento. Um bom exemplo disso foi o rompimento dos $20k no Bitcoin que até o momento que aconteceu era o topo histórico do ativo digital. 3 anos depois o preço rompe essa faixa e, em menos de 1 mês, joga para $40k, mais que dobrando o valor a partir do rompimento.

Mas vamos lá, quais são os critérios que utilizo nas minhas operações?
Bom, eu uso 3 condicionantes diferentes – 1 principal e as outras 2 confirmações.

1 – Fechamento do candle superando a zona de suporte e resistência

Rompimento no Gráfico do Bitcoin

Então, já aqui há um ponto em que muitos traders divergem. Alguns, como eu, usam o fechamento do candle, ou seja, só considera o rompimento despois que o candle (independente do TF) fecha. E outros usam o critério de “se romper, mesmo se não tiver fechado, rompeu”.

Veja, o rompimento no gráfico é um evento que dá a informação para o trader tomar uma ação. Então, tenha bastante cautela quanto a isso.

Na imagem acima, temos o rompimento da resistência de $20 mil no gráfico diário do Bitcoin. Veja que o candle fechou acima da resistência e nesse primeiro critério temos rompimento, devemos passar para os demais.

2 – Volume acima da Média

Você pode perceber na imagem que o gráfico de barras em baixo é um gráfico de volume. Há uma linha laranja, sutil, que representa a média móvel de volume (nesse caso uma MA21). O outro critério é:

Depois do 1º (se fez o fechamento do candle além do suporte e resistência) verificar se o volume, nesse candle, está acima da média de volume.

Essa é uma dupla confirmação simples e direta. Mas aí também há as peculiaridades de cada Trader. Pode-se considerar, por exemplo, uma margem de erro na média do tipo:

Ex: Considerar rompimento se o volume estiver , no mínimo, 20% acima da média

Isso pode ajudar a evitar rompimentos falsos.
Por último, o terceiro critério, menos usado mas não menos importante.

3 – Analisar o pavio além do fechamento do candle

Esse critério é um pouco mais delicado, veja:

Se fez o fechamento do candle acima da resistência, mas formou um pavio com máxima distante do fechamento, como uma ‘pin bar’ (barra com uma longa ‘cauda’ ou sombra’ superior ou inferior com um corpo menor) aí podemos desconsiderar o rompimento.

Rompimento no gráfico da Ada

Essa medida tem a finalidade de evitar falsos rompimentos. Uma sombra grande indica rejeição e pode ser que o preço ‘volte’ a partir dali.

No caso da imagem acima, temos 1- fechamento acima da resistência (ok), temos 2- Volume bem acima da média (ok), mas temos 3 uma sombra grande formando uma ‘Shooting Star’ (uma estrela cadente, candle com potencial de reversão)(não ok).

Para quem usa esse critério, nessa ocasião, não passaria e não daria uma entrada comprada continuando a tendência.

PS: No candle anterior a estrela cadente, na imagem acima, ele faz um fechamento abaixo da resistência – pelo nosso critério(1): Não rompeu!

Esclarecendo sobre rompimentos ou quaisquer situações no Trading

Tudo isso são condicionantes de operações usadas pelos Traders como critérios de decisão. Mas Nada disso é regra! Precisamos deixar claro que Trading não é uma ciência exata.

Pode acontecer de atender a todos os critérios e o preço ir contra e pegar o seu stop – isso faz parte do processo.

Faça testes !

Ponha esses critérios em um gráfico demo, utilize o Br.Tradingview para isso e testa. Procure por probabilidade.
Faça umas 20 operações do tipo e veja quantas vezes daria certo e quantas não daria. Por aí, você consegue ter uma noção se vale a pena usar esse setup de rompimento nas suas operações.

Na imagem abaixo, a continuação do gráfico do Bitcoin depois que rompeu os $20k.

Rompimento no Gráfico do BTC em 20k

Veja como um rompimento gráfico bem executado pode ser muito lucrativo. Dobrou em menos de 1 mês.

É isso! Opere com segurança, com cautela, faça muitos testes antes e
Bons Trades!

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/