Trading de criptomoedas – Bots ou Pessoas – veja a diferença!

Veja como otimizar sua experiência com o trading por meio da automatização

trading automatizado tira o estresse da negociação, te poupando o trabalho de esperar pelo momento certo para entrar ou sair do mercado quando ocorre manualmente.

Abaixo explicamos sobre o funcionamento dos bots de trading – utilizando o bot do TradeSanta como exemplo-  para ilustrar as vantagens do trading automatizado.

Pessoas VS Bots: Por que você deveria experimentar o trading com robôs

Qual é melhor, trading manual ou automatizado? Veja abaixo como o trading algorítmico supera o trading feito por mãos humanas:

1.Bots mantêm a calma.

Um dos principais dos desafios do Trader é o controle emocional.
Pode ser difícil para traders (humanos) controlar suas emoções, mas um bot irá simplesmente executar sua estratégia sem entrar em pânico ou hesitar.

2.Bots economizam tempo.

Não há necessidade de verificar o mercado a todo momento, os bots fazem isso por você. Você também não precisa calcular os preços manualmente – deixe que os bots façam isso.

3.Bots tomam rápidas decisões de trading

Bots podem reagir de forma imediata às flutuações do mercado e executar ordens de acordo com sua configuração. Por outro lado, é quase impossível para um humano posicionar centenas ou milhares de ordens em um segundo (diferente de um bot de trading).

4.Bots não dormem

Diferente do mercado de ações tradicional, o mercado de criptomoedas trabalha 24h por dia, todos os dias da semana, então se você não quer perder uma negociação, você deve permanecer na frente da tela todo o tempo. Ao invés de sacrificar seu sono, utilize os bots para fazer o trabalho.

Ao passo que bots são excelentes ao automatizar sua rotina de trading de criptomoedas, lembre-se que eles estão trabalhando sob as suas configurações – eles não são simplesmente geradores passivos de renda. As dicas a seguir irão ajudar você a adequar as configurações conforme suas necessidades.

3 regras básicas para manter em mente quando realizar o trading com bots

Fique de olho no seu bot

Bots precisam ser gerenciados se você quiser ganhar dinheiro, então procure verificar sua atividade de forma regular para ter certeza de que ele está aproveitando ao máximo a atual situação do mercado. Rastreie os pares que você negocia, analise os gráficos, e verifique as notícias das criptomoedas para evitar perder seus investimentos.

Cubra seu risco

Coloque um limite em seu pior cenário de perdas para um valor alocado por meio da criação de uma conta separada na exchange para o seu bot.

Cuidado com os golpes

Familiarize-se com o bot antes de comerçar a utilizá-lo, verifique a quanto tempo está no mercado e os comentários que recebeu. Desta forma, você evita golpes e a perda do seu dinheiro.

NUNCA confie em bots “black box” que te prometem renda após depositar suas criptomoedas em seu “smart contract”. Um verdadeiro bot somente irá operar através da sua própria conta em uma exchange conhecida, então você pode ver todas as negociações e ordens do seu bot. Suas chaves de API NÃO devem permitir que nenhum bot realize saques da sua conta na exchange – a permissão para a realização de trades deve vir de você (através da sua estratégia).

Então, o que vem depois? É hora de escolher o bot de trading certo para as suas necessidades. Você pode escolher entre os seguintes:

Bots de trading no mercado

Ao passo que o mercado de criptomoedas amadurece, mais plataformas fornecendo bots de trading se tornam disponíveis. Abaixo nós as classificamos de acordo com suas principais funcionalidades.

Bots de trading de tendência

Estes bots acompanham as tendências das criptomoedas, e em resposta a elas, executam ordens de compra e venda. Bots de trading de tendência trabalham em cima da suposição de que um ativo continuará se movendo na mesma direção na qual tende atualmente. Eles geralmente contêm uma provisão take-profit ou stop-loss para obter lucro ou evitar grandes perdas caso ocorra uma inversão de tendência.

Confira o TradeSanta, 3commas e Cryptohopper e  para ver exemplos de bots de trading de tendência.

Bots de arbitragem

Este bot rastreia o valor de uma moeda em exchanges diferentes. Ele compra moedas na exchange com o menor preço e as vende quase instantaneamente em uma exchange com um preço maior – desta forma, garantindo lucro. Muitos traders contestam a eficiência de bots de arbitragem, mas projetos como Gekko e Blackbird os oferecem para que você possa se decidir.

Bots de empréstimo

Estes bots permitem que você empreste suas cripomoedas em troca de lucro. Você pode definir a taxa, volume e duração do empréstimo – mas se mantenha atento ao mercado para aproveitar ao máximo as taxas de juros. A Poloniex e a Bitfinex viabilizam bots de empréstimo, e você pode experimentar o empréstimo automatizado da Coinlend e Cryptolend.

Bots formadores de mercado (Market-making)

Este bot captura o spread entre o valor de compra e venda. Ele posiciona ordens de limite de compra e venda próximas ao preço atual para que você possa lucrar quando as ordens forem executadas. Exemplos incluem o Haasbot e o Scavenger.

Resumindo

Bots de trading podem economizar seu tempo, agilizar suas negociações e (dada a chance) lucrar – contanto que você os utilize atentamente.

Acima de tudo, tenha em mente que o bot não é um trader, e cabe a você decidir as estratégias, e quando e o que negociar.

Esperamos que este simples guia te ajude a navegar pela automatização do trading de criptomoedas e a obter mais lucro como resultado!

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli