Transações DeFi oferecem riscos maiores, alerta governo tailandês
Autoridades afirmam que certos serviços DeFi apresentam maiores riscos que outros
Cuidado com os dinheiros!
De acordo com o Bangkok Post, a Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia alertou os investidores a respeito dos riscos envolvendo o mercado de finanças descentralizadas (DeFi).
Segundo as autoridades, o mercado descentralizado, em especial as plataformas de empréstimos e de tomada de débito, não costuma incluir os parâmetros necessários em seus mecanismos para prevenir golpes e más escolhas.
Graças ao crescimento vertiginoso dos ativos digitais nos últimos anos, as agências regulatórias acenderam o sinal vermelho a respeito dos riscos. O colapso da blockchain Terra, por exemplo, foi um dos grandes responsáveis pela maior visibilidade governamental sobre a economia livre.
Estude antes de investir
Oficiais do governo tailandês pediram aos investidores DeFi que tomem bastante cuidado antes de injetar capital em qualquer projeto:
“Sendo assim, os investidores devem estudar sobre qualquer programa DeFi antes de fazer aplicações(…), tendo em vista que os serviços não são regulados pelas autarquias financeiras da Tailândia.”
De maneira simplificada, aplicações financeiras descentralizadas não têm qualquer relação com bancos centrais ou entidades estatais. Todas as negociações são concretizadas mediante a concordância com seus próprios termos de serviço.
Além disso, existe a possibilidade de os desenvolvedores simplesmente abandonarem o projeto com o dinheiro dos usuários, disse a agência. Tais casos fazem com que seus ativos nativos percam totalmente o valor (rugpull).
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.