Transações em Bitcoin atingem níveis históricos

Mesmo com elevada volatilidade, Bitcoin segue atingindo níveis recordes de transações

Nas últimas semanas, o preço do Bitcoin tem sido muito volátil, com o ativo tentando encontrar uma posição na zona de U$ 12.000. Parece, contudo, que sua alta volatilidade recente não influenciou o volume ajustado de transações, que subiu mais de U$ 5 bilhões em 30 de julho de 2019.

Alta volatilidade do Bitcoin nas últimas semanas

No mês passado o Bitcoin foi negociado entre o nível de preço de U$ 9.000 e U$ 13.000. Seu nível de volatilidade nas últimas semanas mostra que há uma grande possibilidade de que a criptomoeda dispare ou caia rapidamente. Nem mesmo a inconstância do mercado cripto pôde impedir que os volumes de transação disparassem.

Longhash, por exemplo, revelou que as transações economicamente úteis do Bitcoin processadas em 29 de julho de 2019 equivalem a cerca de U$ 6,3 bilhões. O volume ajustado exclui as transações de Bitcoin feitas por exchanges para hot e cold wallets. Entretanto, ainda inclui transações externas que ocorrem nessas exchanges.

Volume de transações do Bitcoin é o mais alto desde janeiro de 2018

Segundo relatado pela ZyCrypto, uma análise mais detalhada do volume de transações do Bitcoin em 29 de julho mostra que é o maior volume negociado desde janeiro de 2018, o que pode significar muitas coisas. Em janeiro de 2018, quando o Bitcoin teve um volume de transações similar, a criptomoeda estava avaliada em aproximadamente U$ 14.100. Seu valor em U$ 12.000 no momento da redação já está muito próximo do que vimos em janeiro de 2018 e, como tal, pode-se imaginar se há uma possibilidade de que ele possa subir ao que era há mais de um ano.

Na mesma linha, o salto recente no volume ajustado supera o incremento de 500% em relação ao de 1º de abril de 2019. Na mesma data, o volume ajustado de transações ficou em U$ 1,07 bilhão. Em 19 de julho de 2019, ele subiu para U$ 3,3 bilhões e não parou por aí, dado o registro notável que foi definido no dia 30 de julho.

Salto no volume de transações do Bitcoin traz especulação

A melhora no volume das transações trouxeram novas especulações de que o Bitcoin poderia retomar sua tendência de alta. Em 30 de julho de 2019, após a abertura a um preço de U$ 9.604, subiu para US $ 10.085. Da mesma forma, Longhash relata que o volume ajustado do ativo na referida data também subiu para U$ 5 bilhões, o maior da história do Bitcoin até então.

Segundo dados do site CoinMarketCap verificados hoje, dia 7 de agosto, o volume total negociado em Bitcoin nas últimas 24 horas foi de aproximadamente U$ 21.002.783.666. Sendo esse o caso, as expectativas são altas de que a criptomoeda possa decolar no preço e até superar sua alta histórica de U$ 20.000.

Texto adaptado de: ZyCrypto

*Imagem por: David McBee from Pexels

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.