Três empresas de criptomoedas que estão sendo encerradas

As empresas Botte Pay, Simplescoin e Chopcoin anunciaram o encerramento

Um total de três empresas de criptomoedas anunciaram que serão encerradas, conforme a introdução do regulamento da União Européia AMLD5, que entrará em vigor em 10 de janeiro de 2020.

A primeira empresa a anunciar que estava encerrando, foi a Bottler Pay, que forneceu aos seus usuários um serviço para enviar criptomoeda através de contas de mídia social. Será encerrado depois de “ter visto um grande crescimento no número de usuários nos últimos meses” e arrecadado US$2 milhões em cada rodada de financiamento inicial. 

A Botte Pay supostamente decidiu encerrar, pois os novos regulamentos “alterariam radicalmente a experiência atual do usuário, de maneira negativa” que, para manter sua “integridade como prestadores de serviços” e proteger seus usuários, decidiu encerrar.

O TheBlock relatou mais duas empresas, uma de mineração de criptmoedas e a outra uma plataforma de jogo bitcoin, que estão fechando devido aos mesmos regulamentos. 

A Simplescoin, publicou o aviso em seu site, revelando que será encerrada para não implementar verificações de conhecimento do cliente (KYC) e anti-lavagem de dinheiro (AML) em seu serviço, para proteger a privacidade dos usuários.

“Quando as leis entrarem em vigor, seremos obrigados a exigir que você, usuário, se identifique para fins de combate à lavagem de dinheiro. Há um tempo que procuramos soluções, mas ficou claro que não há maneira de contornar isso. (…) A mineração deve estar disponível para qualquer pessoa e nos recusamos a comprometer a privacidade de nossos usuários”, trecho do aviso da Simplescoin.

O cofundador da Simplescoin, Christian Grieger, revelou que a empresa tem 42.000 usuários e dois funcionários. Seus usuários têm até dia 20 de dezembro para retirar seus fundos e até 31 de dezembro para excluir as informações da conta. 

A plataforma de jogos, Chopcoin, também é confudada por Grieger, está encerrando por conta do mesmo regulamento, que impõe obrigações de relatórios rigorosos à empresa, e permitiria que as Unidades de Inteligência Financeira obtivessem os endereços e entidades de seus usuários. Chopcoin tinha 305.000 usuários e dois funcionários.

Imagem makyzz por Freepik.

Fonte: Cryptoglobe

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao