Tron oficializa chegada de sua stablecoin USDJ
Fundação Tron dá mais um passo rumo à diversificação de suas atividades, agora visando o segmento das stablecoins.
Justin Sun oficializou em seu twitter a chegada da nova stablecoin da Tron, a USDJ, que será usada como um sistema de colateral similar ao desenvolvido com a MakerDAO.
Something new. #DJED #TRON #TRX $TRX pic.twitter.com/k0rbDtjT0Y
— Justin Sun (@justinsuntron) March 28, 2020
Algo novo.
A stablecoin, já anunciada no começo deste ano, conta com um sistema de aberturas e colateral chamado CDP (de Collateralized Debt Positions ou Posições de Débito Colateralizadas), onde é possível usar os tokens TRX como colateral e receber a stablecoin USDJ em troca.
Detalhes do projeto
Toda a estrutura foi criada graças ao suporte da Fundação Djed e o projeto tem seu próprio whitepaper com todas as informações e detalhes sobre seu funcionamento.
Por checarmos as informações técnicas a partir do seguinte endereço, podemos notar que a oferta para o momento está somente na casa dos 10.000 USDJ e atualmente existem cerca de dez mil dólares, distribuídos em 25 contas.
Nesses últimos dias não foram muitos os que tiveram a oportunidade de usar este tipo de plataforma e, portanto, não foi gerado um volume que poderia afetar uma stablecoin, como acontece com o Tether (USDT), que inclusive já está nessa blockchain.
E a quantidade de tokens?
Quanto à conversão,vemos que atualmente 1 dólar equivale a cerca de 89 TRX, portanto nesse caso é fácil até mesmo calcular a quantidade máxima de USDJ que, na teoria (com esse coeficiente de troca de 1 para 89), chega a 1.1 bilhão de tokens, o que é muito menor que os números que vimos no Tether, por exemplo, que possui 6 bilhões de tokens, entre todas as inúmeras blockchains.
A essa altura, a batalha de stablecoins na blockchain da Tron está oficialmente aberta e veremos no futuro como ela se desenvolve, à medida que podemos adicionar novos tokens como collateral – primeiro com aquele relacionado ao token da BitTorrent(BTT) – para então vermos uma maior demanda pela nova stablecoin.
Fonte: Cryptonomist
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!