TRT, a “FTX italiana”, deixou seus usuários no limbo, citando “dificuldades na gestão de liquidez”

Copia de Contra Capa 3 7

Usuários da The Rock Trading (TRT) são afetados por problemas de liquidez e interrupção de atividades.

Em 17 de fevereiro, conforme apontado pela Nasdaq, os usuários de uma pequena mas conhecida exchange de criptomoedas italiana receberam e-mails dizendo que a The Rock Trading (TRT) estava tendo problemas de liquidez e estava “interrompendo” seu trabalho.

“A empresa está realizando auditorias internas para identificar as causas do problema e avaliar a adoção de todas as iniciativas adequadas ou necessárias para proteger os clientes e outras partes interessadas”, disse o e-mail.

Na terça-feira, 21 de fevereiro, a exchange informou que estava interrompendo suas operações.

Os problemas da TRT são mais um capítulo na história das quedas, paralisações e falências das criptomoedas no ano passado. A lista inclui o colapso da Terraform Labs, a falência do fundo de hedge Three Arrows Capital, os credores de criptomoedas Celsius Network, BlockFi e Voyager Digital, as mineradoras Core Scientific e Compute North e a queda espetacular da exchange de criptomoedas dos EUA FTX.

‘Eu te devo desculpas’

Na terça-feira, a TRT fez um novo anúncio: os usuários podem acessar suas contas, mas no modo somente leitura, o que significa que podem visualizar seus saldos e histórico de tendências e gerar relatórios, mas não podem negociar ou retirar dinheiro da exchange.

No mesmo dia, Andrea Medri, diretora financeira da TRT, disse a cerca de 2.370 pessoas no grupo do TRT no Telegram que “a equipe do TRT trabalha de forma coesa e ininterrupta desde a última sexta-feira para administrar a crise” e prometeu mais informações.

“Devo-lhe um pedido de desculpas? Sim claro. Eu entendo os medos e desconfortos que muitos de vocês têm e todo o meu trabalho é encontrar soluções que nos tirem dessa tempestade. Infelizmente, não poderei responder às muitas perguntas que se seguirão, mas garanto que não me pouparei no trabalho em andamento”, disse Medri.

Na quinta-feira, jornalistas da RAI, emissora pública nacional da Itália, relataram que não conseguiram encontrar a equipe da exchange no endereço oficial da empresa.

Alguns usuários pediram uma ação conjunta contra a TRT, mas até agora há esperança de que a exchange encontre uma saída para a crise.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.