Trump cogita ser um bom momento para regulamentação do bitcoin

O empenho do presidente Donald Trump para revisar o código tributário dos EUA poderia incluir uma potencial recompensa para os usuários de bitcoins.

Com o presidente e as visões do Partido Republicano estabelecidas na reforma tributária como forma de enviar uma mensagem forte aos eleitores antes das eleições do mandato de 2018, é potencialmente um bom momento para uma lei facilitando a inclusão de requisitos de relatórios fiscais para criptomoedas.

Uma vez que a decisão do Serviço de Receita Federal (IRS) 2014 de que as criptomoedas devem ser tratadas para fins fiscais como propriedade, a agência foi alvo de críticas por não instruir adequadamente os consumidores sobre como reportar com base nesta conclusão.

A CFTA apresentada no início deste mês, tem como objetivo empurrar o IRS a fazer exatamente isso.

“O projeto de lei é uma espécie de reação à decisão do IRS de 2014 que classificou as criptomoedas como propriedade, e isso significa que eles estão sujeitos ao imposto sobre ganhos de capital”, disse Eve Lieberman, chefe de gabinete do representante Jared Polis, que, com David Schweikert, apresentou a conta.

Ao aspirar a fazer transações de criptomoeda com menos de US $ 600 isentos dos requisitos de relatórios do IRS, o projeto também exigiria que o IRS forneça orientação adicional aos clientes sobre como devem reportar transações acima desse limite.

Em recente entrevista sobre tributação de criptomoedas em Washington DC, Lieberman disse que os membros do Blockchain Caucus, co-presidente de Polis e Schweikert, estão introduzindo estrategicamente o projeto de lei no Comitê de Formas e Meios da Câmara dos Representantes (responsável por assuntos de tributação) antes da redação da reforma tributária começa a rolar.

Ao conseguir o projeto de lei na frente do congresso, o grupo acredita que eles serão capazes de obter o projeto de lei na proposta final da reforma fiscal do presidente.

Lieberman disse:

“Precisamos de orientação nesta área. Existe uma falta de clareza. Esta é uma tecnologia emergente, e os contribuintes de boa intenção querem obedecer a lei, mas não podem, porque há essa barreira.”

Requisitos onerosos

Para o Blockchain Caucus, o projeto de lei é uma forma de pressionar o IRS a fornecer aos usuários legítimos e bem-intencionados de criptomoedas as ferramentas necessárias para cumprir suas obrigações de relatórios fiscais.

E há grandes desafios para isso hoje. O fato é que apenas 802 usuários da Coinbase reportaram ganhos de capital de bitcoin em seus impostos de 2016, uma nota divulgada pelo IRS em arquivos legais relacionados à sua citação “John Doe” das informações do usuário da troca.

Jonathan Johnson, presidente da Overstock – que aceita pagamentos em mais de 50 criptomoedas diferentes – disse que um dos principais motivos para isso é que o cumprimento da orientação existente do IRS é extremamente difícil, senão impossível, para a maioria dos usuários e empresas de bitcoins.

“Overstock é capaz de fazê-lo porque temos dezenas de pessoas em nossa equipe de finanças. Algumas pessoas são encarregadas de saber o preço de cada bitcoin quando chegou, quanto tempo nós a conservamos e o preço quando a usamos. Isso é complicado.” Disse Johnson, durante o workshop.

Além disso, Johnson sugeriu que a decisão do IRS de tratar bitcoin como propriedade não só reduziu sua utilidade como um sistema de pagamento, mas também influiu seu valor como um instrumento especulativo.

Johnson disse:

“Francamente, acho que é o que está ajudando a criar o que eu diria que é uma aceleração prematura no preço do bitcoin, porque as pessoas vêem o cripto como investimento em vez de moeda”.

Na sua defesa, o IRS afirmou que não teve recursos suficientes para se dedicar a esclarecer suas diretrizes de relatório de criptomoedas.

No entanto, Amy Kim, diretora de política global e conselho geral na Câmara de Comércio Digital, sugeriu que a citação de John Doe da informação do usuário da Coinbase envia uma mensagem diferente .

“O IRS não tinha os recursos para se candidatar a orientações adicionais, no entanto, eles claramente têm recursos para combater o lado da execução e no tribunal”, disse ela.

Vitória à vista?

Embora não haja garantias, o CFTA entrará no projeto final de reforma tributária, tendo a tributação de cryptocurrency redigida e na mesa de discussão, o que já é um passo significativo, especialmente porque a Schweikert atua no Comitê de Formas e Meios.

Igualmente encorajador, o projeto de lei não provocou nenhum protesto dos membros mais ludistas do Congresso.

“Normalmente, quando você apresenta uma legislação que deseja alinhar apoiantes e certificar-se de conhecer os riscos e os benefícios antes de introduzir alguma legislação. Não houve opositores a essa legislação e obteve-se muito reconhecimento, então eu acho que fala por si só “, explicou Lieberman.

E como o presidente Trump e outros republicanos procuram mudar as opiniões dos eleitores sobre sua falta de sucesso até agora, Grover Norquist, presidente dos americanos sem fins lucrativos para a reforma tributária, disse que os republicanos procurarão desenvolver um pacote de impostos muito mais forte e mais abrangente que seria ser necessário de outra forma.

Norquist disse:

“Esses caras conseguem, se quiserem na maioria, eles precisam do maior corte de impostos que possa passar o mais rápido possível”.

E a medida que a comunidade de cryptocurrency continua a crescer, a reforma nesta área poderia ser um alvo vantajoso para os políticos que buscam garantir mais votos.

Os democratas também podem apoiar o projeto de lei, apesar de terem fechado a maioria das prioridades legislativas do presidente, já que o partido não quer parecer que se opõe a reduzir impostos.

Jonathan Williams, vice-presidente e economista chefe do American Legislative Exchange Council, afirma que o projeto de reforma tributária será finalizado e assinado em lei até o final do ano, o que pressiona significativamente o Blockchain Caucus para obter o CFTA frente aos olhos do membro do Congresso mais cedo do que mais tarde.

Leia também: John McAfee desafia o ceticismo de Jamie Dimon sobre o bitcoin

Uma porta traseira

Enquanto Lieberman não é tão otimista de que a reforma tributária seja um golpe, ela insinuou outros canais disponíveis pelos quais a CFTA poderia avançar.

Por exemplo, um meio comum é a chamada “conta de gastos omnibus”, que junta contas de dotações menores e regulares em um único pacote, e geralmente é aprovada a cada ano em dezembro, antes do encerramento do Congresso para a temporada de Natal.

Lierberman sustenta:

“As coisas no Congresso se movem ao se anexar a grandes pedaços de legislação no final do ano, isso poderia ser anexado a algum projeto de lei de gastos ou alguma outra legislação. Eu costumo pensar que muitas coisas simplesmente passam no pacote omnibus no final do ano.”

Embora esta maneira regularmente utilizada de anexar e, em última instância, passar para uma lei, leis não relacionadas – conhecidas como “pilotos de políticas” – não estão sem controvérsia, neste caso, poderia ser um canal crítico para avançar a adoção mais ampla de criptomoedas.

 

Fonte: Coindesk
Edição: Webitcoin

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/