Tudo o que você precisa saber sobre tese de doutorado
Tese de doutorado sem complicação e de maneira fácil e prático, fazendo você ganhar tempo e agilidade na sua formação
O doutorado é a titulação mais alta do ensino superior, essa etapa da pós-graduação costuma levar cerca de 4 anos e exige muito mais dos alunos do que qualquer outro momento da vida acadêmica antes disso. Fazer uma tese de doutorado para qualquer tema é um grande desafio na vida dos estudantes e muitos deles acabam até mesmo falhando na apresentação da sua tese.
Para você entender melhor o que é uma tese de doutorado, o artigo de hoje abordará um pouco sobre a estrutura desse tipo de trabalho e também sobre os desafios que a tornam um obstáculo tão grande na vida dos estudantes. Confira!
Estrutura de uma tese de doutorado
A tese de doutorado, assim como outros trabalhos acadêmicos com os quais você já deve estar familiarizado, segue uma estrutura básica relativamente simples. Para elaborar uma tese de doutorado se devem incluir elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Dentre eles a capa, folha de rosto, resumo, introdução, fundamentação teórica, conclusão e referências bibliográficas.
Essa estrutura de elementos básicos é definida pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo esse o órgão responsável por definir a padronização de trabalhos acadêmicos no país.
Apesar de muitos estudantes universitários terem grande dificuldade para se adaptar ao modelo de trabalhos acadêmicos durante a graduação, é natural que ao longo do tempo, com o aumento da necessidade de produções científicas, os mesmos acabem reconhecendo os benefícios da sua utilização. Por isso, ao chegar no doutorado, utilizar o padrão da ABNT para escrever sua tese científica já não é um grande problema para os estudantes.
O que faz a tese de doutorado ser tão difícil
Todo mundo sabe que o doutorado é uma parte difícil da jornada acadêmica dos estudantes universitários. Afinal, não é algo simples se tornar um doutor, independente da área de pesquisa. Porém, os motivos para essa grande dificuldade nem sempre ficam claros para quem não ingressou nessa etapa da vida acadêmica.
Para facilitar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no seu doutorado, a seguir discutimos 3 pontos importantes que tornam o desenvolvimento da tese de doutorado uma atividade tão difícil na vida dos estudantes. Essa pequena lista deve deixar mais claro para você quais são os desafios enfrentados para que alguém obtenha o título de doutor.
Diferenças em relação a outros trabalhos acadêmicos
Até mesmo estudantes que já estejam bastante familiarizados com o ambiente acadêmico e com a produção de textos de pesquisa podem encontrar dificuldades ao entrar no doutorado. O nível de pesquisa feito pelos estudantes de doutorado é muito mais avançado do que até mesmo o que é encontrado pelos estudantes de mestrado.
Pode ajudar considerar que até o mestrado muito do trabalho acadêmico desenvolvido pelo estudante é amplamente baseado nas pesquisas feitas por outros pesquisadores, algo de construir novas ideias baseadas no que já está sendo desenvolvido por outras pessoas na sua área. Porém, ao chegar no doutorado, você se torna a pessoa na qual outros pesquisadores se baseiam. Sendo até mesmo muito comum citar tese de doutorado em outros trabalhos.
Duração do doutorado
O período de dissertação de doutorado é bastante longo em relação a outros períodos de graduação e pós-graduação. Na graduação universitária, o trabalho de conclusão de curso (TCC) costuma ser desenvolvido ao longo de apenas dois semestres, enquanto a dissertação de mestrado é elaborada ao longo de um período de cerca de dois anos. Já na tese de doutorado, são cerca de 4 anos desenvolvendo a sua pesquisa e escrevendo a tese enquanto o aluno publica artigos acadêmicos em paralelo.
Esse longo período para trabalhar em uma pesquisa é algo bastante cansativo para a maioria dos estudantes e muitas vezes se torna inviável devido à necessidade de dedicação exclusiva para a pesquisa, o que limita as possibilidades de desenvolvimento profissional fora do ambiente acadêmico por muitos anos.
Exigência de contribuição original
Como já foi mencionado anteriormente, o doutorado é a etapa da vida acadêmica na qual o estudante avança para um novo nível no seu desenvolvimento como pesquisador no ambiente acadêmico e se torna uma referência. Isso se deve não apenas ao que já foi mencionado, mas também é em parte explicado pela exigência de uma contribuição original para a pesquisa. É claro que desde a iniciação científica na graduação os estudantes universitários fazem contribuições originais para a sua área de pesquisa, porém no que se trata de tese de doutorado isso é elevado a um novo patamar. Sendo comum se referenciar tese de doutorado em outros trabalhos.
Para ser aprovado e receber o seu título de doutorado é necessário contribuir para a área de pesquisa com algo totalmente novo, você precisa inovar na sua pesquisa de uma forma que nenhum outro pesquisador na área do seu tema tenha feito antes e isso muitas vezes é o que limita o avanço dos estudantes.
Conteúdo Patrocinado
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future