Turquia declara guerra à criptomoeda

O Presidente turco expressou sua opinião sobre o assunto durante o evento “Encontro com a Juventude”.

Turquia declara guerra à criptomoeda, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que o país não está pronto para elas, embora esteja caminhando para a adoção de sua própria moeda digital.

O Presidente expressou sua opinião sobre o assunto durante o evento “Encontro com a Juventude” realizado com estudantes universitários de 81 províncias de Mersin, uma cidade portuária importante para a economia do país.

Um dos participantes perguntou se o banco central turco estava interessado em se abrir para criptomoedas , considerando o fato de que no início de setembro o banco central criou uma nova plataforma para pesquisar e testar uma versão digitalizada da lira turca, chamada Colaboração Digital Turkish Lira Plataforma.

A resposta de Erdoğan foi firme e decisiva:

“Pelo contrário, temos uma guerra separada, uma luta separada contra elas. Nunca forneceríamos suporte para criptomoedas. Porque vamos continuar com a nossa moeda que tem identidade própria ”.

As principais razões para esta decisão são certamente a incerteza regulatória, a volatilidade extremamente elevada e as atividades criminosas que operam no mercado de criptoativos.

Regulamentação de criptomoeda turca

Em abril de 2021, o governo turco proibiu o uso de criptomoedas para fazer pagamentos no país.

Ao mesmo tempo, o banco central turco se preparava para lançar uma plataforma e analisava a possibilidade de emitir uma moeda digital do banco central (CBDC), a lira digital.

A iniciativa de um CBDC da República da Turquia, em colaboração com o Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBITAK), foi impulsionada por uma explosão na popularidade das criptomoedas no país.

Embora a lira turca continuasse a perder valor devido aos movimentos políticos do governo, houve um aumento de 60% no volume de compras de criptomoedas.

Durante o meet-and-greet com os estudantes, o ex-primeiro-ministro Binali Yıldırım, agora líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento , também tomou a palavra, expressando sua oposição ao uso de criptomoeda desta forma:

“Infelizmente, a criptomoeda também abre a porta para queixas. Então, é algo que precisa de um controle sério. Podemos precisar fazer arranjos como um estado, como um governo, a fim de evitar esses abusos e erros. ”

É provável que, após os comentários do presidente Erdoğan, os reguladores do país adotem uma abordagem ainda mais rígida em relação à criptomoeda.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8