Por que a Turquia não adotará o Bitcoin como moeda legal
Com o encontro do presidente de El Salvador Nayib Bukele com o presidente da Turquia Recep Erdogan, fez os entusiastas de cripto sonharem, mas ficarão apenas com os sonhos
Nayib Bukele é agora considerado um embaixador do Bitcoin, sendo o primeiro chefe de estado a se gabar de ter colocado o Bitcoin nos cofres do país e constantemente na vida de seus habitantes.
Em uma nação em crise como a Turquia, com a lira turca valendo cada vez menos e o povo de Ancara agora se dedicando mais ao Bitcoin e Tether do que à moeda local, no imaginário coletivo, Bukele deveria ter ilustrado a Erdogan as vantagens do Bitcoin como um curso legal, mesmo na Turquia.
Se isso aconteceu, foi deixado de fora das narrativas oficiais. A narrativa que emergiu dos tweets de ambos é de trocas de cortesia, anúncios de acordos de cooperação, por exemplo, relacionados a sistemas espaciais e de satélites. Bitcoin, pelo menos oficialmente, não foi discutido. Afinal, é improvável que a Turquia siga o caminho de El Salvador.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra
Recep Erdogan não é Nayib Bukele e a Turquia não é El Salvador. A Turquia tem uma moeda em profunda crise, a lira turca, que o presidente Erdogan está defendendo da melhor maneira possível. Bitcoin se tornar moeda legal não é a solução para a crise da lira turca.
- Veja também: 8 principais DApps para blockchain
Como relata a Reuters, nos últimos dias, o presidente turco apelou aos cidadãos para converter seu dinheiro estrangeiro em liras turcas. Na verdade, o governo criou incentivos para que os turcos voltassem à atratividade de sua moeda, convertendo-a de volta em depósitos em dólares. Isso está funcionando.
Em suma, Erdogan não tem intenção de adotar uma moeda que não seja a lira. Certamente não o dólar americano, muito menos as criptomoedas, que de fato são proibidas como sistema de pagamento na Turquia. Embora a negociação é permitida.
Negociação de criptomoedas na Turquia
Assim como a lira turca estava afundando, os turcos estavam se refugiando em criptomoedas e especialmente Bitcoin e Tether. De acordo com vários especialistas, os volumes de negociação de criptomoedas na Turquia devem crescer ainda mais.
Erdogan já anunciou que vai regular as criptomoedas, mesmo que seja apenas para evitar um novo escândalo como o que aconteceu com a exchange Thodex.
Mas ele não tem a intenção de seguir o exemplo de El Salvador, até porque a estratégia de adicionar Bitcoin às reservas estatais não está recompensando o presidente Bukele. Apesar dos vários “compre a queda”, quedas recentes fizeram com que o valor do BTC comprado diminuísse, para uma perda estimada em cerca de US $ 25 milhões, não é uma quantia pequena em uma população de 6 milhões.
Esse é outro fator que não deixa a Turquia inclinada a seguir o caminho de El Salvador.
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.