Twitter esconde publicação de Trump por “enaltecer a violência”
Guerra entre Trump e Twitter continua.
O Twitter moderou um post do presidente dos EUA, Donald Trump, mais uma vez nessa sexta-feira (29), acusando-o de violar suas regras por “enaltecer a violência” em uma mensagem que dizia que saqueadores de protestos em Minneapolis seriam baleados.
“Esses BANDIDOS estão desonrando a memória de George Floyd e eu não deixarei isso acontecer. Acabei de falar com o governador Tim Walz e disse a ele que o Exército está com ele o tempo todo. Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle. Mas, quando o saque começar, o tiroteio começa. Obrigado!”
Isso aconteceu horas depois que Trump assinou uma ordem executiva ameaçando as empresas de mídia social com novas regulamentações de liberdade de expressão, em meio a uma briga com o Twitter depois que a empresa adicionou uma tag de verificação de fatos, para combater as fake news, em seus tweets esta semana sobre alegações infundadas de fraude nas votações por correspondência.
Também ocorre em um momento de inquietação civil de natureza racial nas cidades dos Estados Unidos devido à morte de George Floyd, um negro visto em vídeo ofegante enquanto um policial branco se ajoelhava em seu pescoço.
Trump, que tem mais de 80 milhões de seguidores no Twitter, respondeu acusando a empresa de atacar ele e outros conservadores por censura. Ele ameaçou um novo regulamento para as empresas de internet e pediu ao Congresso que revogasse uma lei, conhecida como Seção 230, que protege plataformas online de ações judiciais sobre conteúdo.
A mensagem de Trump agora pode ser vista apenas depois de clicar em um aviso que diz: “Este Tweet violou as Regras do Twitter sobre enaltecimento a violência. No entanto, o Twitter determinou que pode ser do interesse do público que o Tweet permaneça acessível. ”
Uma porta-voz do Twitter disse que o CEO, Jack Dorsey, foi informado da decisão de ocultar o tweet de Trump antes da aplicação do rótulo. Em março de 2020 o Twitter excluiu tweets do presidente Jair Bolsonaro.
Trump divulgou seu tweet em meio a dias de inquietação em Minneapolis, que foi engolida por uma terceira noite de incêndio criminoso, saques e vandalismo enquanto manifestantes mostravam sua raiva pela morte de Floyd.
Quatro policiais envolvidos na morte de Floyd foram demitidos e o FBI está investigando. Trump condenou o assassinato e prometeu justiça.
Fonte: Reuters
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.