Twitter explica como 130 contas populares foram hackeadas

O Twitter deu esclarecimentos sobre o que aconteceu durante a grande onda de hackers da semana passada.

Na quarta-feira, 15 de julho, contas de grandes personalidades do Twitter, incluindo Elon Musk, Barack Obama, Bill Gates, Jeff Bezos e vários executivos do universo cripto, foram usadas por hackers que obtiveram acesso a ferramentas internas de moderação de conteúdo.

Em seguida, um golpe foi postado solicitando que Bitcoin fossem enviados a um determinado endereço de bitcoin. As notícias se tornaram globais, e os detratores de criptomoedas desinformados culparam o Bitcoin mais uma vez, embora os mercados não reagissem e o preço do ativo não fosse afetado.

DMs comprometidas

O Twitter forneceu mais algumas informações a respeito da grave invasão à rede social que foi registrada na metade de julho deste ano. A empresa acredita que os hackers atacaram certos funcionários por meio de um esquema de engenharia social e usaram suas credenciais para acessar os sistemas internos do Twitter.

Ele acrescentou que um total de 130 contas foram comprometidas, concedendo aos invasores acesso a informações pessoais, incluindo endereços de e-mail e números de telefone. Quase um terço dessas contas também tiveram suas mensagens privadas comprometidas, de acordo com a empresa:

https://twitter.com/TwitterBrasil/status/1286096237578653697?s=20

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Apenas 13 Bitcoin roubados

A empresa de segurança cripto, Chainalysis, também realizou sua própria investigação sobre a incursão digital. Ele acrescentou que a fraude recebeu apenas 13,14 BTC no valor de aproximadamente US$ 120.000 ao longo da tarde.

A Chainalysis revelou que o hack começou com a aquisição da conta do conhecido influenciador cripto, @AngeloBTC, que tem 152 mil seguidores na plataforma. Os autores começaram a solicitar pagamentos via mensagens diretas do Twitter para ingressar em um grupo composto do Telegram dedicado às dicas de negociação de Angelo.

O golpe continuou nas horas seguintes, e os bitcoins começaram a rolar em três endereços Bitcoin para os quais as vítimas foram solicitadas a enviar fundos. A maioria dos fundos foi enviada para um endereço fraudulento que está ativo desde 3 de maio de 2020.

Exchanges de criptomoedas como a Coinbase colocaram na lista negra os endereços fraudulentos para impedir que seus clientes enviassem BTC para lá. A Coinbase disse que impediu que pouco mais de 1.100 clientes enviassem um total de 30,4 BTC, no valor de quase US$ 280.000, para os endereços fraudulentos, segundo a Forbes.

A pesquisa acrescentou que, em 22 de julho, aproximadamente 9 BTC estão em 23 carteiras, 8 BTC foram enviadas para serviços de mixagem como a Wasabi Wallet e 4 BTC foram enviadas para outras entidades.

Havia três hackers envolvidos, de acordo com uma entrevista do New York Times, que se conheceram em um canal Discord dedicado a invadir contas de mídia social de alto perfil.

Fonte: CryptoPotato

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.