Twitter reforça sua segurança após grande hack do bitcoin
O Twitter agora exigirá que todas as contas verificadas atualizem sua segurança para evitar uma repetição do grande hack.
O Twitter fez grandes atualizações de segurança em sua plataforma antes das eleições nos Estados Unidos, disse a empresa em um post na quinta-feira.
“Conforme aprendemos com a experiência de incidentes de segurança anteriores e implementamos mudanças, também estamos focados em manter contas de alto perfil no Twitter seguras e protegidas durante a eleição de 2020 nos Estados Unidos”, disse a empresa.
Na quinta-feira, todas as contas “importantes” e relacionadas às eleições foram notificadas e foram obrigadas a tomar medidas de segurança adicionais para proteger suas credenciais.
Essas contas incluíam todos os membros do Poder Executivo e do Congresso dos EUA, governadores, ativistas presidenciais, partidos políticos e os principais veículos de notícias e jornalistas políticos dos EUA, entre outros usuários políticos.
O Twitter disse que as contas seriam solicitadas a usar uma senha mais forte e permitir a autenticação de dois fatores – que fornece segurança extra além de apenas um nome de usuário e senha. Além disso, uma opção de redefinição de senha será ativada automaticamente para evitar qualquer alteração de senha não autorizada.
Outras medidas de segurança adicionais incluem detecções e alertas mais sofisticados para ajudá-los a responder rapidamente a atividades suspeitas e aumentar as defesas de login para evitar tentativas mal-intencionadas de controle de contas, disse a empresa.
Os recursos de segurança não são limitados apenas a determinados usuários. Qualquer pessoa pode tomar as medidas necessárias para garantir que sua privacidade e informações estejam seguras no Twitter, disse o anúncio.
Hack do Bitcoin estimula medidas de segurança
A mudança ocorre meses depois que o Twitter foi comprometido por um hacker – supostamente um adolescente de 17 anos da Flórida que mais tarde foi libertado sob fiança – que conseguiu acessar seu painel de administração de “modo de deus”. O hacker acessou mais de 25 contas influentes do Twitter, como o candidato à presidência Joe Biden e a influenciadora social Kim Kardashian, e enviou tweets fraudulentos que prometiam pagamentos em Bitcoin.
Os tweets foram enviados por contas que tinham 346 milhões de seguidores no Twitter e embolsaram mais de US$ 120.000 em Bitcoins de usuários desavisados.
Embora o hacker tenha usado apenas um método relativamente inocente de extrair Bitcoin, a influência absoluta do Twitter nos mercados financeiros globais, na política e nas notícias poderia ter significado danos enormes e irreparáveis se o acesso fosse usado para tweetar sobre uma questão política.
“Este ataque pode ter causado sérios danos. Na verdade, estou feliz que um hacker motivado pelos lucros do Bitcoin tenha chegado ao vetor de ataque antes que atores muito mais nefastos que procuram vazar dados privados, manipular preços de ações, manipular eleições ou iniciar guerras ”, twittou o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin na época.
Esperamos que os novos recursos de segurança evitem todos os problemas acima.
Fonte: Decrypt
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.