União Europeia beneficia blockchain com a viabilização de dados públicos

O Conselho da União Europeia adotou novas normas, facilitando o uso de dados do setor público em projetos focados em blockchain e inteligência artificial

Através de uma atualização de normas destinadas a promover a inovação digital na União Europeia, foram disponibilizados dados financiados por fundos públicos, como conjuntos de dados públicos de pesquisa e dados dinâmicos sobre o clima e o trânsito em tempo real, sem taxas ou a baixo custo para o uso como matéria-prima em tecnologias avançadas e disruptivas, incluindo inteligência artificial e blockchain.

“Essas normas são um verdadeiro facilitador para a inteligência artificial e irão ajudar a Europa a se tornar líder mundial nesta área crucial. Elas irão impulsionar a indústria digital da UE, especialmente pequenas empresas e startups, que de outra forma não teriam acesso a todos os dados necessários para inovar e expandir.”, disse Alexandru Petrescu, Ministro das Comunicações e da Sociedade da Informação da Romênia e Presidente do Conselho da UE.

Seis categorias de conjuntos de dados de “alto valor”, que serão amplamente disponibilizados através de uma interface de programação de aplicações, foram identificados: dados geoespaciais, estatísticas, tendências e figuras meteorológicas, dados sobre transporte e mobilidade, observação ambiental e da terra, e informações sobre empresas e propriedade de empresa.

Tornando dados de setores públicos disponíveis em sua forma crua, o Conselho espera simular a economia de dados da UE, assim como contribuir para a criação de empregos nos setores de dados e tecnologia, e acelerar o desenvolvimento de uma “sociedade baseada em dados”.

“Informações de setores públicos representam uma fonte extraordinária de dados que podem contribuir para o aprimoramento do mercado interno e para o desenvolvimento de novas aplicações para consumidores e entidades legais. O uso inteligente de dados, incluindo seu processamento através de aplicações de inteligência artificial, pode surtir um efeito transformador em todos os setores da economia.”, diz a diretiva atualizada da UE sobre dados abertos e a reutilização de informações do setor público que devem ser incorporadas à legislação nacional dos Estados Membros nos próximos dois anos.

FONTE: GOVERNMENT EUROPA

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli