União Europeia faz repentino movimento contra o que chamaram de “ameaça criptográfica”
A União Europeia (UE) proibiu o fornecimento de serviços de criptomoeda de alto valor para a Rússia como parte da mais recente salva de sanções em resposta à invasão da Ucrânia.
A medida proíbe depósitos em carteiras de criptomoedas, incluindo o uso de criptomoedas populares bitcoin, ethereum, BNB, XRP, cardano, solana e luna – e segue um aviso da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, de que as criptomoedas representam uma “ameaça” aos esforços do bloco para sancionar Rússia .
Dor de cotovelo que se sente de longe
O preço do bitcoin, ethereum, BNB, XRP, cardano, solana, luna e outras criptomoedas disparou nos últimos 18 meses, tornando-os cada vez mais atraentes para uso ilícito, embora permaneçam altamente voláteis .
A UE colocará uma proibição de fornecer serviços de criptoativos de alto valor para a Rússia, anunciou a Comissão Europeia , acrescentando que isso contribuirá para fechar possíveis brechas.
- Veja também: Bitcoin, quem são os maiores detentores no mundo
Como a inflação pode aumentar os benefícios da previdência social
O pacote é a quinta rodada de sanções impostas ao país, que inclui ações contra bancos, moedas e trusts, e “contribuirá ainda mais para aumentar a pressão econômica sobre o Kremlin e prejudicar sua capacidade de financiar sua invasão da Ucrânia”.
Em março, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou que o bitcoin e outras criptomoedas estavam sendo usadas para evitar sanções, chamando as exchanges de bitcoin e criptomoedas que oferecem serviços aos atingidos por sanções de “cúmplices” na tentativa de evitá-las. As maiores exchanges de criptomoedas do mundo, como Coinbase e Binance, foram rápidas em se alinhar às sanções.
A guerra das sanções continua, só não sabemos se quente ou fria
A Europa e os EUA lideraram um esforço para impor sanções econômicas incapacitantes a empresas estatais e bancos russos nas últimas semanas, com o governo britânico revelando no mês passado novos poderes para apreender bitcoin e criptomoedas.
Os volumes de negociação entre bitcoin e rublo russo subiram para uma alta de nove meses após a invasão da Ucrânia pelo país e sanções subsequentes. Em fevereiro, a Rússia foi expulsa da SWIFT, principal rede de pagamentos internacionais do mundo .
Novamente as criptomoedas são utilizadas como bode espiatório
Oligarcas e bilionários russos atingidos por severas restrições financeiras estavam se voltando para o bitcoin, disse um advogado de Londres em março .
O problema imediato que eles têm é para onde vão transferir seu dinheiro, eles certamente não querem transferi-lo para a Rússia, disse Nigel Kusher, executivo-chefe do escritório de advocacia W Legal, à BBC , que está trabalhando com vários russos ricos sem nome.
Alguns podem comprar bitcoin, é realmente complicado para eles, disse Kusher, acrescentando que é a única opção para certos oligarcas e bilionários russos alvo de sanções internacionais. Nenhum banco no mundo, a não ser um banco russo, tocará em você quando estiver na lista de sanções, então onde mais você poderia colocar seu dinheiro?
Se estivessem comprando urânio, ao invés de Bitcoins, o problema seria menor?
OBS: O bode expiatório é um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, na época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia no livro do Levítico.
Fontes de pesquisa: Forbes
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.