Unidos venceremos: subreddit /r/Bitcoin atinge um milhão de seguidores
Marca histórica para o subreddit /r/Bitcoin
A comunidade do subreddit /r/Bitcoin atingiu a marca de um milhão de inscritos, de acordo com uma publicação do moderador “ibelite”.
Uma das mais conhecidas comunidades online de Bitcoin, o /r/Bitcoin foi fundado em setembro de 2010, quase dois anos após o lançamento do white paper do Bitcoin. O subreddit atingiu um milhão de inscritos durante a recente queda do mercado, que já dura três semanas.
O subreddit ressalta em sua descrição que eles são “dedicados a Bitcoin, a moeda da internet”, continuando:
“Bitcoins são emitidos e gerenciados sem qualquer autoridade central: não há governo, companhia ou banco responsável pelo Bitcoin. Você pode se interessar em Bitcoin se você gosta de criptografia, sistemas distribuídos peer-to-peer ou economia.”
Enquanto esta matéria é redigida, o Bitcoin está cotado a US$4022, uma queda acima de 36% de um mês a outro, mas um aumento semanal de 4%.
Um subreddit alternativo, chamado /r/btc, foi posteriormente criado a fim de nutrir e apoiar uma discussão aberta sobre o BTC, em resposta a alegações de que os moderadores do/r/Bitcoin estavam censurando certos temas, especificamente o debate sobre o aumento do tamanho dos blocos.
O usuário“theymos”, um moderador conhecido do /r/Bitcoin, estava no centro da controvérsia envolvendo censura e a defendeu, ressaltando que publicações sobre qualquer coisa impulsionada por sentimentos, como o debate sobre aumento do tamanho dos blocos, serão deletadas a menos que introduzam novas ideias substanciais sobre o assunto.
Um usuário discordante, cuja publicação recebeu 89% de aprovação, combateu a explicação, argumentando:
“Como a comunidade do Bitcoin deve construir consenso sobre um hard fork, quando os moderadores do /r/bitcoin banem qualquer discussão sobre tal proposta que não tenha consenso?”
Roger Ver, um proeminente advogado do hard fork do Bitcoin, o Bitcoin Cash, tweetou sua própria opinião sobre o /r/Bitcoin ser “completamente censurado há quase três anos” (considerando o tempo à época).
O próprio Bitcoin Cash passou por um hard fork como solução para o problema de escalabilidade do Bitcoin. A altcoin tem o tamanho máximo de bloco em 8MB (opondo-se ao 1MB original da blockchain Bitcoin).
O hard fork do Bitcoin Cash gerou duas moedas separadas, BCH e Bitcoin SV (BSV), facções opostas que falharam em chegar a um consenso sobre mudanças no protocolo.
Enquanto esta matéria é redigida, o /r/btc tem 231 mil inscritos — menos de um quarto do /r/Bitcoin.
Fonte: The Cointelegraph