Uniswap é centralizada? Novo relatório aponta que pode ser controlado pela Binance

Um relatório recente da Glassnode investigou os mecanismos de governança da Uniswap e a função de seu token UNI, sugerindo que, afinal, pode não ser tão descentralizado.

A Uniswap fez um movimento astuto, lançando no ar milhões de tokens e lançando seus próprios pools de liquidez para recuperar o que o SushiSwap havia tirado dele em pouco mais de duas semanas. Ele impulsionou a plataforma de volta ao DEX mais dominante, com o valor total bloqueado se aproximando de US$ 2 bilhões, enquanto o do rival SushiSwap diminuiu.

A Uniswap deixou claro que 40% de todos os tokens UNI seriam alocados para a equipe, investidores e consultores, com pouco mais da metade indo para os dois últimos. O relatório Glassnode investigou isso e alude que o protocolo está muito aquém da verdadeira descentralização.

Anomalias de alocação e armazenamento de token

Liesl Eichholz, que redigiu o relatório, questionou a distribuição desses tokens, que deveria ocorrer ao longo de quatro anos. No entanto, o cronograma público de aquisição de direitos não foi divulgado.

Ela acrescentou que era ainda mais preocupante que esses tokens atualmente pareçam estar totalmente líquidos e sejam mantidos em endereços Ethereum regulares sem restrições de transferência.

O termo ‘aquisição’ tem sido usado vagamente pela Uniswap, e este método de armazenar os tokens dá à equipe e aos investidores direitos de administrador sobre o protocolo, acrescentou o relatório.

“A equipe e os investidores da Uniswap alocaram uma proporção imensa do fornecimento total de tokens UNI. O gráfico lembra mais uma ICO estilo 2017 do que um lançamento de 2020 ”,

O relatório continuou a criticar a governança da Uniswap, observando que para apresentar uma proposta, pelo menos 1% de todo o fornecimento UNI precisa ser possuído, e 4% do fornecimento total, ou 40 milhões de tokens, é necessário para atingir o quorum.

Governança

O relatório afirma que apenas 15 endereços controlam pelo menos 10 milhões de UNI, quatro dos quais são reservados para a tesouraria da governança e um é o endereço do distribuidor de airdrops. Dos dez endereços restantes, nove deles contêm parte da equipe e alocação do token do investidor.

Assumindo que a equipe e a alocação do investidor não serão afetadas, isso deixa um endereço que atualmente tem UNI suficiente para enviar uma proposta de governança. Esse endereço é propriedade da Binance, com cerca de 26 milhões de tokens.

“Isso significa que, embora o tesouro de governança seja desbloqueado em menos de um mês, atualmente apenas a Binance – uma exchange centralizada em competição direta com a Uniswap – tem o poder de propor usos para esses fundos.”

O relatório concluiu que a governança liderada pela comunidade é essencialmente impossível para o Uniswap por enquanto.

Fonte: cryptopotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.