Uniswap V1, V2 e V3 entenda a diferença

A Uniswap é uma das principais exchanges descentralizadas de criptomoedas existentes. Com a demanda aumentando, a exchange resolveu abrir atualizações, vamos entender cada uma delas

Uniswap V1, V2 e V3 entenda a diferença

DeFi é uma das ideias mais progressistas em relação ao uso da tecnologia blockchain. DeFi possibilita que os usuários acessem um sistema aberto e sem permissão de aplicativos financeiros sem procedimentos chatos, protocolos KYC e tempo de espera.

Uniswap V1

O V1 foi lançado na rede Ethereum em 2 de Novembro de 2018. Antes disso, o único DEX que tinha era o EtherDelta, baseado em um modelo tradicional de carteiras de pedidos, que não fornecia a descentralização ideal, devido à falta de liquidez e má experiência do usuário. Nesse modelo, a negociação de ativos exigia a correspondência adequada de ordens de compra e venda entre os traders. A ordem permanecia não executada se a ordem de venda não correspondesse às ordens de compra existentes, afetando totalmente a sua liquidez.

Uniswap nesse caso, é baseado no protocolo “Automated Market Making (AMM)“. As negociações são feitas contra contratos inteligentes ou pools de liquidez, e com um cálculo, determina o preço dos ativos. Os provedores de liquidez adicionam liquidez aos pools que ajudam a formar um mercado.

No Uniswap V1 a troca entre os pares ETH-ERC 20 são suportados, se o usuário deseja trocar USDC por DAI, o primeiro passo seria trocar USDC por ETH, sucedido pela troca de ETH-DAI para obter DAI. O V1 também facilita o cnceito de LP. Quando os Provedores de Liquidez (LPs) adicionam liquidez a qualquer pool, eles recebem tokens de LP representando a liquidez adicionada. Esses tokens LP podem ser colocados em staking ou queimados para resgatar recompensas.

Uniswap V2

A Prova de Conceito do Uniswap v1 foi um grande sucesso, e isso impulsionou a rede a lançar uma versão atualizada, o V2 em maio de 2022. A grande desvantagem do V1 foi o problema da “ponte ETH“, ou seja, a ausência de pools do token ERC20-ERC20. Isso resultou em altos custos quando o usuário ia trocar um token ERC20.

O V2 é muito melhor que o V1 na interface e experiência do usuário. Além disso, eliminou o problema de ponte do ETH, permitindo o conceito de polls ERC20-ERC20.

O conceito de Flash Swap do Uniswap V permite que os usuários retirem qualquer quantidade de tokens ERC20 sem ter que pagar adiantado por isso. A governança da comunidade desempenha um papel vital na ativação ou desativação dessas taxas. Uma taxa de protocolo de 0,05% da taxa total de negociação de 0,3% será reservada para o desenvolvimento da plataforma que controla a rede.

Uniswap V3

O V3 quando comparado com o V1 e V2, tem melhor eficiência de capital e precisão, além da estrutura de taxas que é muito flexível. Os provedores de liquidez podem obter altos retornos sobre seu capital e fornecer liquidez. O principal objetivos do V3 é superar os AMMs baseados em stablecoin e as exchanges centralizadas, facilitando a execução de negociações.

Quando o mercado sofre alteração de preço e ultrapassa a faixa de preço especificada do LP, a liquidez é automaticamente removida do pool e não receberá mais recompensa. A liquidez será transferida para o ativo menos valioso, enquanto espera que o mercado chegue à faixa de preço especificada. Dessa forma garante-se o equilíbrio dos provedores de liquidez no ecossistema de negociação da plataforma.

Lembrando que a V1 tinha uma taxa fixa de 0,3% e toda a taxa foi alocada para recompensar os LPs. No V2, 0,05% do valor foi reservado para o desenvolvimento da rede. Agora no V3 chega a flexibilidade governada pela comunidade por meio de três níveis de taxas diferentes: Stablecoins como DAI/USDC tem uma taxa de 0,05%, pools padrão não correlacionados, como ETH/DAI, incorrem em uma taxa de 0,3% e 1% para os pares não correlacionados.

Por padrão a taxa de protocolo está desativada, mas pode ser ativado por meio de governança para pools específicos.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8