Upbit lança primeiro índice de criptomoedas da Coreia do Sul
A maior exchange da Coreia do Sul anunciou o lançamento do primeiro índice de criptomoedas do país.
Upbit, uma exchange sul coreana relativamente nova, que rapidamente se estabeleceu como a maior do país em volume de troca, lançará o primeiro índice de criptomoedas do país, em um esforço para auxiliar investidores a entenderem melhor as tendências do mercado. Intitulado UBCI (Upbit Crypto Index), o índice tomará como parâmetro outros quatro índices mercantis, baseados em dados de transações a longo prazo realizadas na exchange, calculados através de valores padrões em intervalos de confiança.
Os quatro índices desenvolvidos para o índice da Upbit são:
- Índice do mercado: um índice sobre a capitalização total de mercado que considera sua taxa de liquidez total, enquanto fornece aos investidores uma visão geral de todas as moedas;
- Índice do setor: um índice que classificará moedas em seus setores específicos, baseados em suas características;
- Índice do bitcoin: um índice focado nos valores do bitcoin no mercado;
- Índice estratégico: um índice que visa servir como indicador sobre as “regras” dos investidores, acompanhando os portfólios dos mesmos.
Em setembro do ano passado, a Upbit foi anunciada pela startup FinTech, Dunamu – a operadora do aplicativo de negociação de ações mais popular do país, Kakao Stock, que age como uma nova plataforma de troca com suporte para mais de cem criptomoedas.
Sendo uma afiliada da Kakao Corp, a Dunamu lançou a fase beta da Upbit em outubro. A empresa então permitiu que os traders da Upbit se conectassem com outros aplicativos da Kakao, incluindo o Kakao Talk, o aplicativo de mensagens mais popular do país, utilizado por 93% da população sul coreana, e o Kakao Pay, uma plataforma de pagamento para smartphone com mais de 13 milhões de usuários.
Meses após seu lançamento, a Upbit rapidamente se tornou a maior exchange do país. Dados do mercado, publicados no mês passado por um político do partido democrata da Coreia do Sul, revelaram que a Upbit é responsável por mais da metade das trocas de criptomoedas realizadas no país, processando 52,9% delas.
Dados sobre trocas de bitcoin realizadas na Coreia do Sul durante as últimas 24 horas mostram um panorama semelhante:
Após o notável anúncio dos novos índices, o presidente da Dunamu, Lee Seok-woo, traçou paralelos entre o estágio inicial do mercado das criptomoedas e os mercados financeiros tradicionais. Durante a comparação, ele ressaltou a necessidade de índices para os investidores.
Lee declarou:
“A presente situação do mercado das criptomoedas é muito semelhante ao mercado tradicional baseado em ações e obrigações em seus estágios iniciais. Da mesma forma como acontece com o último, conforme o mercado das criptomoedas se torna mais sofisticado, espera-se que o UBCI tenha um importante papel no futuro. Nós também publicaremos o rulebook do índice e deixaremos o mercado avalia-lo.”
A Upbit pretende lançar três índices em abril, programando o lançamento do índice de estratégia mais adiante, contudo, ainda sem data de lançamento confirmada.
Leia mais: Com a chegada da Binance, Malta deseja se tornar a “Ilha do Blockchain”
Fonte: CCN
Edição: WeBitcoin