O uso de criptomoedas em transações comerciais e seu potencial para revolucionar o sistema financeiro
As transações com criptomoedas estão cada vez mais em alta, mas muitas pessoas deixam de investir nessa modalidade, porque não se sentem seguras.
Isso acontece porque muito se fala sobre casos de exchanges que sofreram hacks ou até mesmo de usuários que perderam seus investimentos por falta de backup.
Entretanto, existem várias situações no universo financeiro que trazem problemas, como cartões de crédito clonado, conta bancária invadida por golpistas, entre outras situações muito mais comuns do que os problemas com criptomoedas.
Geralmente, o cliente consegue reaver o prejuízo, mas é um custo que envolve tarifas e taxas cobradas pelas instituições bancárias. Por outro lado, o blockchain é uma rede inviolável, algo que traz mais segurança e transparência nas transações.
O universo das criptomoedas permite que os investidores criem seu próprio banco que será responsável por armazenar os valores. Mas para aproveitar todos os benefícios desse tipo de investimento, é fundamental conhecer um pouco mais sobre ele.
Pensando nisso, este artigo vai explicar um pouco sobre as transações com criptomoedas, as facilidades desse investimento em relação às transações tradicionais e o quão seguro é investir.
Transações com criptomoedas
Esse tipo de investimento acontece por meio do blockchain, desenvolvido para permitir um sistema de transferência descentralizado. Em outras palavras, cada endereço possui uma chave pública e outra privada que não deve ser compartilhada.
A chave pública é como se fosse uma conta bancária, e com esse número é possível enviar e receber criptomoedas. Por outro lado, a chave privada é como se fosse uma senha de banco e somente o detentor pode fazer as transferências.
Se um fabricante de gerador de nitrogênio líquido quiser investir, todas as transações serão feitas diretamente entre as partes, sem depender de um intermediário, como acontece com os investimentos tradicionais.
Para entender um pouco mais como elas acontecem, é necessário saber quais são os seus estágios. São eles:
- Requisição;
- Verificação;
- Adição ao bloco;
- Ingresso no blockchain.
A requisição é um pedido de inclusão da transação na rede, enquanto a verificação confere se a transação é válida e se existe saldo suficiente.
Quanto à adição ao bloco, é uma transação que entra no bloco, e os mineradores competem pela solução de criptografia.
Por fim, o ingresso no blockchain é o minerador que obtém sucesso ao transmitir o novo bloco e este será validado pela rede e anexado ao blockchain.
Facilidade de transação
As transações com criptomoedas são muito mais rápidas do que os investimentos tradicionais, visto que depois do ingresso no blockchain, ocorre a adição de próximos blocos.
Assim como uma pessoa consegue encontrar facilmente informações sobre espelho sob medida valor, também consegue finalizar rapidamente essa transação.
Isso porque a cada bloco subsequente adicionado à rede, a transação recebe mais uma confirmação. Ela também acontece por meio do token bitcoin, que pode ser usado como pagamento em várias lojas físicas e digitais.
Tudo o que o comprador precisa fazer é ter saldo adequado e o vendedor deve ter um endereço bitcoin. Na internet, existem sites que mostram as lojas que aceitam esse tipo de pagamento.
Mas mesmo que possa ser usado em transações, possui características diferentes das moedas convencionais, como no caso do dólar, euro e real.
Não existe ninguém ou nenhuma instituição que controle a rede bitcoin, visto que todos os tokens são guardados em wallets próprias, e estas são controladas pelo proprietário.
Ninguém pode movimentar a chave privada, conhecida apenas pelo titular ou de algumas pessoas próximas a ele, mas o ideal é não compartilhar.
Toda a rede é administrada por um computador que executa o programa bitcoin e ele fica disponível publicamente para que os usuários possam fazer sugestões.
O código, por sua vez, é gerenciado por um grupo de programadores voluntários, e se houver o interesse em rodar o código para ajudar a rede a verificar novas transações, é possível utilizar um programa específico.
As moedas nacionais usadas no mercado, por exemplo, para comprar grama sintetica em jardim de inverno, não possuem limite de emissão.
Só que os governos precisam estar atentos para não criar inflação desmedida, visto que se houver algum erro na gestão, é possível ver notas de trilhões.
Os bancos centrais, por sua vez, podem inserir recursos na economia, como no caso de governos que injetaram dinheiro durante a pandemia de 2020. Além disso, os bancos possuem outros mecanismos para controlar a moeda.
Mas ao contrário do que acontece com o dinheiro comum, o código da rede bitcoin tem uma limitação de emissão em valor, além disso, não é possível controlar o suprimento.
Existem bitcoins perdidos que estão em carteiras que não são movimentadas há muito tempo, e isso pode ter acontecido porque os donos perderam a chave privada.
Não é possível rastrear notas de moedas comuns, como no caso do real e do dólar, mas essas notas podem ter sido usadas em atividades ilícitas, de acordo com um estudo que mostrou que 90% das notas de reais têm vestígios de cocaína.
Se uma empresa especializada em projeto de muro de alvenaria investir em criptomoedas, consegue saber exatamente onde elas estão e se já estiveram envolvidas em atividades ilícitas.
Isso acontece porque se trata de uma linha específica de códigos que pode ser rastreada, desde sua origem até sua situação atual.
Supondo que uma carteira tenha sido hackeada e que determinada quantidade de bitcoin foi roubada e transferida para a carteira do hacker. Quando isso acontece, ele fica manchado e passa a ser visto como produto de roubo.
Se um hotel fazenda para cães aceitar pagamento com criptomoeda, quem roubou não vai conseguir pagar por esse serviço porque é muito difícil movimentar bitcoins manchados.
Todas essas informações precisam ser de conhecimento dos investidores por conta das características particulares das transações.
O usuário precisa estar familiarizado com todas elas para que possa usar a rede adequadamente e aproveitar os benefícios desse tipo de investimento.
Segurança das criptomoedas
O blockchain e o bitcoin eliminam intermediários, mas eles são diferentes. O bitcoin realmente possui a ideia de substituir o sistema financeiro e as instituições por meio de criptografia.
Por outro lado, o blockchain é mais prático porque garante a segurança entre as empresas, e justamente por isso é conhecido como “protocolo da confiança”.
Ele garante a segurança das criptomoedas porque trabalha de maneira responsável, transparente e segura, principalmente por conta de seus principais conceitos.
As empresas de licenciamento ambiental podem investir em criptomoedas porque o blockchain tem entre seus conceitos o ledger distribuído.
Trata-se do livro razão, onde existe um sistema de registro das transações e blocos que é compartilhado por toda a rede e todos os usuários podem ver.
Outra característica é a privacidade, onde é possível ganhar mais visibilidade para a rede, uma vez que as transações são verificáveis.
A adequação é muito importante no bitcoin porque as informações da transação são públicas, no blockchain, é possível ocultar partes sensíveis do ledger, como no caso do endereço da pessoa e sem prejudicar a verificação do bloco.
Para uma empresa de fechamento de sacada sistema reiki, essa transação também é segura por conta do contrato inteligente, um documento que não pode sofrer alterações depois de pronto.
Existe a possibilidade de autorizar ou não as transações, considerando os termos estabelecidos no contrato inteligente.
As transações também são verificadas pelos participantes da rede e não podem ser fraudadas, por isso, outro aspecto importante é o consenso.
Devido a toda essa tecnologia, as vantagens e aplicações do blockchain são muito grandes, principalmente porque se trata de um sistema que agiliza pagamentos internacionais.
Para trabalhar com ele, não é necessário nenhum tipo de intermediário e todas as transações acontecem em tempo real. Tudo isso acontece com menos custos e sem prejudicar a segurança, visto que tudo é auditável e verificável.
O risco de fraude ainda é menor por conta dos contratos inteligentes, por essa razão, uma empresa de limpeza de ar condicionado central, assim como o setor financeiro conseguem se beneficiar das principais características dos blocos.
Eles evitam gastos duplos e fraudes, e o dinheiro não pode ser copiado, ao contrário do que acontece com um arquivo.
Considerações finais
Existem muitas dúvidas em relação à segurança e até mesmo se vale realmente a pena investir e fazer transações com criptomoedas, mas, como foi visto ao longo deste conteúdo, a tecnologia por trás consegue transmitir tranquilidade para os investidores.
Ainda é uma novidade para muitos, no entanto cada vez mais pessoas começam a se interessar por esse tipo de investimento que está mudando muitas coisas no mercado financeiro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.