Usuário anônimo do Twitter afirma que vai transmitir um ataque 51%
GeoCold promete um ataque 51% ao vivo
Um usuário do Twitter, sob o nome de GeoCold, fez uma postagem no dia 7 de outubro, anunciando sua intenção de realizar um ataque 51% contra a altcoin Einsteinium, transmitindo o feito ao vivo na plataforma Twitch.
Leia mais: Mastercard obtém patente para criar blockchain com múltiplas moedas
O usuário, que dá créditos ao hacker George Hotz pela ideia de transmitir o hack, afirma não ter intenções ruins. Em vez disso, ele quer conscientizar as pessoas sobre como é fácil tomar uma blockchain com alguns dólares de hardware alugado. GeoCold tem dois objetivos:
- Demonstrar como é fácil realizar este tipo de ataque;
- De forma geral, ensinar as pessoas sobre como funcionam, esses ataques, e como combate-los;
O que é um ataque 51%?
Um ataque 51% ocorre quando, como o nome sugere, um usuário de fora assume o controle da maior parte de uma blockchain. Criptomoedas que operam em proof of work automaticamente aceitam a maior versão da blockchain como a versão correta.
Durante este tipo de ataque, um minerador pode tirar vantagem disso utilizando a maior parte do hashing power de uma rede blockchain, para enviar fundos a um endereço na blockchain principal, enquanto secretamente envia os mesmos fundos para um endereço localizado em uma cópia da cadeia.
Pelo fato de estarem comandando a maior parte do hashing power da rede, eles podem criar esta cadeia secreta, construí-la para ficar maior do que a cadeia principal, e lançá-la posteriormente. Crypto51, um site criado para explicar este ataque e seus perigos, explica desta forma:
“Tendo em vista que os outros nós só sabem sobre a cadeia principal, eles verão a primeira transação como válida, então exchanges aceitarão a transação como válida. Esse nó malicioso pode, posteriormente, lançar estes blocos silenciosamente minerados, e outros nós aceitarão isso como a nova cadeia correta, tendo em vista que ela é maior. Isso fará com que a transação original efetivamente desapareça, e os nós reorganizarão os fundos como se tivessem sido lançados para o endereço da nova cadeia. Isso é conhecido como ataque double spend.”
Embora ataques em grandes moedas fariam com que os perpetradores ganhassem bastante dinheiro, tomar a rede demandaria uma quantidade incrível de capacidade computacional. Contudo, altcoins menores como a Einsteinium podem ser atacadas com menos. GeoCold está planejando conduzir o ataque com US$50.
Por que isso é importante?
Ataques 51% se tornaram crescentemente comuns em 2018, alguns deles focados em grandes altcoins, como Bitcoin Gold e Verge.
Leia mais: Brasil lidera lista de vítimas de malwares de cripto mineração
Moedas com valores menores, consequentemente com uma hashrate menor, são alvos mais fáceis, tendo em vista que elas não demandam muita capacidade computacional para que 51% da rede seja tomada. Um usuário comentou o post de GeoCold, comparando o ataque a tirar doce da boca de criança. Então, por que fazer isso tudo?
GeoCold parece estar operando como uma espécie de hacker white hat, trazendo atenção ao problema para que as pessoas desenvolvendo redes blockchain possam ver onde estão as fraquezas, e como corrigi-las. Este tipo de vulnerabilidade, mesmo que seja caro explorá-la em grandes moedas, ainda preocupa. Em meio aos temores de hacks, golpes e cripto fundos desaparecidos em decorrência dos diversos ataques recentes, cautela nunca é demais.
Fonte: CryptoSlate