Usuário de Bitcoin alega que hack levou a uma transação errônea com taxa de 83,65 BTC

Copia de Contra Capa 15

Roubo de Bitcoin: Hackers podem ter manipulado taxa de transação para roubar 83,65 BTC.

A misteriosa taxa de transação de 83,65 BTC, inicialmente considerada um erro custoso, assumiu um tom mais sombrio quando uma conta de mídia social chamada “@83_5BTC” se apresentou alegando um hack. A conta afirma que hackers roubaram 139 BTC e imediatamente os transferiram para uma carteira diferente, com 55,77 BTC indo para os hackers e os restantes 83,65 BTC pagos como taxa de transação.

Mononaut, o operador anônimo do explorador de bitcoins mempool.space, acredita que a explicação mais provável é que a carteira foi criada com randomização fraca, levando a uma segurança comprometida. Essa falha técnica pode ter permitido aos invasores atingir a carteira e manipular a taxa de transação.

A situação é ainda mais complicada pelo uso de “replace-by-fee” (RBF), um método para aumentar a prioridade da transação. Mononaut especula que vários atacantes podem ter tentado se manobrar, levando à taxa incomumente alta.

@83_5BTC tentou provar a propriedade da carteira de Bitcoin afetada compartilhando uma mensagem assinada, mas Mononaut alertou que, como a carteira foi comprometida, não está claro quem realmente assinou a mensagem. Essa incerteza coloca em dúvida a possibilidade de recuperar as taxas da Antpool, o pool de mineração que processou a transação.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.