Fraude atinge usuários da corretora Mercado Bitcoin
A intenção é ludibriar os clientes desprevenidos, através do envio de falsos e-mails
A ascensão meteórica de bitcoin atrai a atenção de centenas de milhares de pessoas. Muitas podem não entender a tecnologia ou a filosofia por trás do Bitcoin, mas veem histórias de adotantes e investidores experientes que transformaram alguns milhares de dólares em milhões quando o valor do Bitcoin aumentou.
No entanto, isso os coloca em posição – junto com investidores veteranos – de serem vítimas de vigaristas oportunistas e hackers que cometem golpes de Bitcoin.
Esta semana, uma grande corporação foi vítima dessa prática: o Mercado Bitcoin – uma das maiores corretoras de Bitcoin do Brasil em 2019, em volume de negociações. A intenção dos fraudadores foi de ludibriar os clientes desprevenidos, através do envio de falsos e-mails.
Este não foi o primeiro caso registrado. No ano passado, a corretora recebeu uma notificação de que pessoas mal intencionadas estariam tentando criar uma cópia de seu site. Agora, uma nova tentativa de phishing quer pegar os clientes desprevenidos.
Nesta ocorrência, o usuário recebe um alerta, dizendo que “Sua conta encontra-se pendente de verificação, evite bloqueio”. Para não perder seu o acesso, afirma ser necessário o fornecimento de algumas informações no link indicado. No entanto, ao clicar em “Iniciar Verificação”, ele é direcionado para o domínio do falso website: “mercadosbitcoins.com”.
Em nota para a Imprensa, o Mercado Bitcoin nega a relação com a fraudulenta página, recomendando aos clientes cuidados extras. Esclarece que a comunicação enviada não partiu de nenhum dos canais oficiais da empresa, configurando uma clara tentativa de levar o usuário ao engano.
- Veja também: Precisamos de regulamentos para as criptomoedas
De acordo com o comunicado, fica claro que o golpe, associado ao Mercado Bitcoin, queria capturar dados de clientes para fins de roubo de criptomoedas. Nesse sentido, salienta a importância de não abrir e-mails ou aplicativos de origem desconhecida. Reforça ainda que os canais oficiais de contato com o público são os seguintes:
- [email protected] (E-mails referente aos tickets abertos via Central de Ajuda)
- [email protected] (Dicas de vídeos, De olho no mercado, Bloco por Bloco, etc)
- [email protected] (E-mails operacionais sobre uso da plataforma)
- [email protected] (E-mails operacionais referentes à estorno)
Não seja vítima dos golpistas. O Bitcoin é um investimento volátil o suficiente. Não aumente suas chances de perder dinheiro ao ser vítima desses golpes de Bitcoin. Fique atento a possíveis fraudadores e confie nos seus instintos.
Conheça os cinco principais golpes com Bitcoin
1 – Exchanges falsas de Bitcoin
Em 2017, as autoridades financeiras sul-coreanas e a comunidade local de Bitcoin expuseram um dos golpes mais insidiosos com Bitcoin: uma exchange falsa chamada BitKRX. Ele se apresentou como parte da maior plataforma de negociação do país e pegou o dinheiro das pessoas. Para evitar isso, você deve seguir as populares e conhecidas exchanges de Bitcoin e os fóruns de Bitcoin para receber notícias sobre falsificações rapidamente.
2 – Esquemas Ponzi
Bernie Madoff é talvez o mais conhecido esquema de Ponzi. Ele fez isso com investimentos convencionais. Mas, o princípio de um esquema de pirâmide, no qual você recebe dinheiro de novos investidores para pagar investidores anteriores, pode ser aplicado aos golpes com Bitcoin. O MiningMax, um desses esquemas, arrecadou US $ 200 milhões antes de 14 fraudadores serem presos. Como você pode imaginar, os investidores nunca obtiveram retorno sobre seus investimentos em Bitcoin.
3 – Criptomoedas Falsas
Um golpe comum é apresentar uma nova criptomoeda como uma alternativa ao Bitcoin. A ideia é que seja tarde demais para se ganhar dinheiro com Bitcoin e que você precisa investir em uma dessas novas criptomoedas. My Big Coin foi encerrada por esse motivo. Os fraudadores por trás de My Big Coin levaram US $ 6 milhões de clientes para investir na falsa criptomoeda e depois redirecionaram os fundos para suas contas bancárias pessoais.
4 – Golpes da velha escola
Se alguém enviasse um e-mail ou ligasse, dizendo que era da Receita Federal e que você devia impostos, a serem pagos imediatamente, você lhes enviaria dinheiro? Pelo incrível que possa parecer, muitas pessoas caem neste tipo de fraude. A melhor maneira de evitá-lo é ser cético em relação a telefonemas ou e-mails que dizem ser de uma agência governamental. Autoridades legítimas não entram em contato dessa maneira e não solicitam bitcoins.
5 – Malware
O malware tem sido uma maneira dos hackers obterem senhas necessárias para acessar redes de computadores ou roubar números de cartões de crédito e contas bancárias. Agora eles estão sendo usados para realizar outro dentre os golpes mais comuns com Bitcoin. Se a sua carteira Bitcoin estiver conectada à Internet, eles poderão usar malware para obter acesso e drenar seus fundos, se você não estiver protegido contra malware.
Fontes: Livecoins
Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.