“Utilize o blockchain para recuperar a confiança da sociedade e economize 8 bilhões de euros”, diz relatório ao governo britânico

O Ministro de Construção e Habitação do Reino Unido, Eddie Hughes, publicou um relatório sobre a tecnologia blockchain hoje, pedindo que o governo mostre liderança ao priorizar esta tecnologia e seus benefícios.

Leia mais: Força-Tarefa conjunta combaterá crimes fiscais internacionais, inclusive os que utilizam criptomoedas

O relatório, “Unlocking Blockchain” (Destravando o Blockchain), faz diversas propostas chave, utilizando projetos estatais atualmente em andamento na Estônia como padrão que as autoridades devem seguir em casa. Hughes sumariza:

“O estado deve focar sua atenção em utilizar o blockchain para permitir a liberdade social, aumentar a eficiência e reconstruir a confiança da sociedade.”

Ele acrescentou:

“O estado não deve utilizar esta tecnologia para invadir as vidas dos indivíduos — ele deve, em vez disso, utilizá-la para empoderá-los em suas interações necessárias com o estado.”

Leia mais: Corinthians e Atlético Paranaense firmam parceria com a cripto startup Inoovi

Eddie Hughes 1 1
Eddie Hughes

Embora o governo tenha confirmado que tem avaliado o potencial do blockchain nos últimos meses, ainda é incerto até onde os legisladores estão interessados em explorar tecnologias descentralizadas.

“O Cabinet Office e o Serviço Digital do Governo estão pesquisando os potenciais casos de uso das tecnologias de registro distribuído/blockchain, juntamente com os departamentos e entidades públicas, focando em futuros testes e proof of concepts para melhorar a eficiência e apoiar a transformação,” foi a resposta oficial de Hughes a um questionamento feito em março.

Continuando, Hughes propôs um exercício a longo prazo de contenção de gastos, utilizando blockchain em diversos departamentos do governo, com o objetivo de economizar 1% – cerca de 8 bilhões de euros.

O relatório faz referência ainda à chamada tecnologia de registros distribuídos, cujo uso Hughes acredita precisar de uma expansão, visando abarcar outras tecnologias chave, como inteligência artificial, à medida em que elas convergem.

Para coordenar os procedimentos desta área, o país deve indicar um “Chefe de Blockchain“, acrescentou o relatório.

Leia mais: Binance reabilita seus serviços paralisados após alerta de trocas irregulares de Syscoin

Fonte: CoinDesk