Uzbequistão lançará pool de mineração nacional

Uzbequistão também será lançada a primeira exchange de criptomoedas licenciada

Em um movimento incomum, o Uzbequistão  está tentando criar um pool nacional de mineração de criptomoedas e uma exchange de ativos digitais. 

Um dos órgãos governamentais do País, a Agência Nacional de Gerenciamento de Projetos (NAPM), compartilhou seus planos em uma conferência de imprensa no início desta semana. 

Segundo o relatório, o pool nacional de mineração de criptomoedas do país incentivará as mineradoras domésticas e estrangeiras a trabalharem juntas.

Os mineradores que se juntarem ao pool receberão tarifas de eletricidade com desconto. 

Notícias locais relataram que o país está montando o pool em uma tentativa de aumentar a transparência e a segurança da mineração de criptomoedas no país.

O NAPM também afirma que o pool ajudará a melhorar a eficiência energética no setor. Especificamente, não foi mencionado como isso vai acontecer. 

Além disso, o país também quer estabelecer uma exchange de criptomoedas de apoio onde os mineradores poderão vender as moedas. Não foi mencionado se os mineradores poderão usar outras exchanges ou precisar usar essa plataforma específica. 

A exchange, apelidada de Uznex, deve ser lançada na próxima semana e será operada pela empresa sul-coreana Kobea Group.

O site da Uznex ainda está na versão beta e sua seção de Perguntas Frequentes parece incompleta, mas indica que os usuários receberão uma taxa para retirar fundos da exchanges. 

As exchange e o comércio de criptomoedas são legais no país, mas uma ordem que restringe como os cidadãos do Uzbequistão podem negociar legalmente criptomoedas foi emitida em dezembro de 2019.

Em resumo, o pedido restringe os residentes a negociar apenas em trocas licenciadas. 

Outra ordem do governo também implementou taxas mais altas de eletricidade para os mineradores domésticos de criptomoedas. 

Com tudo isso em mente, parece que o governo do Uzbequistão está fazendo todo o possível para dissuadir a mineração privada. Mas, ao mesmo tempo, está promovendo e incentivando as mineradoras a se unirem a seu próprio pool nacionalizado. 

Parece que os mineradores não têm muita escolha se desejam obter lucro legal. 

Fonte: The Next Web

 

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao