Vacinas contra a Covid-19 estão sendo vendidas na darkweb por Bitcoin

A empresa de segurança cibernética Kaspersky alerta que as vacinas anunciadas na darknet são provavelmente golpes

Três grandes vacinas contra a Covid-19 – Pfizer-BioNTech, AstraZeneca e Moderna – estão sendo anunciadas para venda na darknet e pagas em Bitcoin, de acordo com a empresa de segurança cibernética Kaspersky.

O preço por dose de vacina varia de US $ 250 a US $ 1.200, com um custo médio de cerca de US $ 500, disse a Kaspersky. Além das vacinas dos fabricantes aprovados, os vendedores anônimos também estão anunciando vacinas contra a Covid-19 não verificadas.

A maioria dos que vendem vacinas contra a Covid-19 na darknet são da França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, disse a Kaspersky após uma análise de 15 mercados ocultos. O darknet é uma parte da internet que não é visível para os mecanismos de pesquisa e requer o uso de um navegador anônimo como o Tor para obter acesso.

A Kaspersky disse que compradores e vendedores estão se comunicando por meio de aplicativos de mensagens criptografadas como Wickr e Telegram, enquanto os pagamentos são solicitados na forma de criptomoeda, principalmente Bitcoin.

“Você pode encontrar praticamente qualquer coisa na darknet, então não é surpreendente que os vendedores lá tentariam capitalizar com a campanha de vacinação”, disse Dmitry Galov, especialista em segurança da Kaspersky.

“As pessoas [estão] vendendo [não apenas] doses de vacinas, mas também estão vendendo registros de vacinação … pedaços de papel que podem ajudá-lo a viajar livremente. É importante que os usuários sejam cautelosos com qualquer acordo relacionado à pandemia … nunca é uma boa ideia comprar uma vacina da darknet ”, disse Galov.

No ano passado, muitas campanhas fraudulentas e golpes online que exploravam a pandemia de Covid-19 foram descobertos. No início deste ano, as autoridades dos EUA descobriram uma operação criminosa que distribuía vacinas falsas contra a Covid-19 por US $ 1.000 e também apreenderam um site que anunciava golpes baseados na Covid-19.

A Kaspersky disse que a maioria dos vendedores clandestinos fez entre 100 e 500 transações, indicando que as vendas estavam ocorrendo, mas não ficou claro o que exatamente os usuários da darknet estavam comprando.

“É impossível dizer quantas das doses de vacina anunciadas online são doses reais e quantos anúncios são uma farsa … provavelmente o que você receberia não seria uma dose eficaz e válida”, disse a empresa.

Fonte: The National News

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.