Vale a pena comprar Bitcoin na sexta para vender na segunda? Estudo recente responde essa questão

Pesquisadores apontaram se vale ou não a pena abrir um posição na sexta-feira para encerrar no início da semana seguinte

O estudo de Longhash analisou os dados de preços por hora do Bitcoin durante um período de dois anos e observou alguns padrões muito interessantes em relação à ação dos preços e ao volume de negociação. Os dados para o estudo foram fornecidos pelo CryptoDataDownload.

A metodologia por trás do estudo foi encontrar um preço médio para abertura, fechamento, alta e baixa a cada hora de cada semana. Por exemplo, eles pegavam o pico de preço todas as segundas-feiras às 6 horas da manhã e descobriam que a média chegava a um preço determinado.

Eles faziam isso a cada hora de todos os dias da semana, por um período de dois anos. Deve ter sido muito trabalho!

Os pesquisadores descobriram que o preço mais baixo médio para o Bitcoin era às 6h, horário UTC, às sextas-feiras. Isso significa que este é, em média, o melhor momento para tomar uma posição, em uma negociação longa.

Obviamente, o mercado de BTC é muito volátil e nem sempre pode estar em conformidade com uma média geral, portanto, não tome essas descobertas como evangelho. Não é um conselho de investimento, é simplesmente uma análise de mercado.

Os pesquisadores também descobriram que, em média, às segundas e terças-feiras por volta da meia-noite UTC, o preço do Bitcoin era em média 170 dólares mais alto do que às sextas-feiras.

Isso significa que segunda-feira ou terça-feira, estatisticamente, é o melhor momento para abrir um long ou tomar uma posição curta para vender na sexta-feira subsequente, quando o preço for estatisticamente mais baixo.

Por que o mercado de Bitcoin flutua dessa forma?

Para ser franco, ninguém realmente sabe, embora os pesquisadores do estudo acima especulem que, devido à segunda-feira/terça-feira à meia-noite, horário UTC, marcar um possível horário intermediário, mais traders podem estar ativos online. Um exemplo prático é que traders asiáticos, europeus e americanos normalmente estão operando nessa marca do relógio.

Os pesquisadores observaram que o volume de negociação não é especialmente maior durante esse período, que não se correlaciona exatamente. Os pesquisadores observaram uma correlação dos preços mais baixos às sextas-feiras com menor volume de negócios.

As segundas-feiras podem estar refletindo preços mais altos devido a investidores institucionais tomarem posições no início da semana. Muitos balcões OTC fazem o possível para gerar grandes pedidos de compra e vender posições invisíveis no mercado de varejo para impedir a execução antecipada.

Isso também apoiaria os preços mais baixos nas noites de sexta-feira, com os traders vendendo na semana as posições que assumiram na segunda/terça-feira. Essa parte, contudo, é pura especulação. De qualquer forma, parabéns aos pesquisadores que conduziram o estudo e revelaram resultados interessantes.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.