Vale a pena minerar Altcoins no Brasil? Veja esse Estudo de Viabilidade

Vale a pena minerar Altcoins no Brasil?

Todo mundo que conhece um pouco o mundo das Criptomoedas sabe da grande quantidade de energia elétrica gasta no processo de Mineração, tanto para Bitcoin quanto para altcoins.

Além do custo em energia elétrica, devemos considerar o custo da mão de obra, dos equipamentos, dos utensílios, da manutenção, do aluguel do galpão, impostos e da depreciação das máquinas – isso se você é uma empresa que quer começar um negócio profissional de mineração.

Mas a essência original do Bitcoin era democratizar o processo e ter milhões de pessoas minerando.
Para o BTC, isso ficou mais difícil pois as empresas passaram a ver com bons olhos a lucratividade de se minerar e a concorrência empresarial ficou grande.

Leia mais: Cripto mineração impulsiona ações da AMD, enquanto Nvidia superestima demanda por GPUs

Então, para uma pessoa comum (pessoa física) não vale a pena minerar Bitcoin e ter que concorrer com grandes empresas que tem milhares de super computadores minerando.

Mas…

Altcoins ainda permitem uma viabilidade de mineração por pessoas físicas e por isso eu resolvi fazer esse Estudo de Viabilidade minerando uma altcoin em SP.

https://www.youtube.com/watch?v=Nqgg-di_dRQ

Perceba que no vídeo tem detalhes de quais são os equipamentos: placa mãe, GPUs, etc para fazer a mineração e fazemos um estudo com 1 rig simples com 6 placas de vídeo.

É importante, também, as configurações, algoritmos utilizados e overclocks.
Bem como a escolha da melhor cripto pra minerar e cálculo de faturamento mensal dessa mineração (mostramos tudo no vídeo).

E aí, o que achou?
Vale a pena minerar altcoins no Brasil? Você montaria uma rig?
Deixa aqui nos comentários para batermos um papo.