Mark Cuban: “O Vale do Silício está apaixonado por Trump por causa do Bitcoin”
Os baixos impostos e tarifas de Trump impulsionarão o Bitcoin para as alturas e potencialmente o tornarão uma moeda global, segundo Cuban.
Por que os capitalistas de risco do Vale do Silício estão de repente apoiando Donald Trump? O bilionário Mark Cuban – um dos críticos mais ferrenhos do político – diz que “é uma jogada em favor do Bitcoin.”
A análise do empresário segue várias declarações de apoio a Trump de líderes ricos do setor de criptomoedas, que explicitamente o favorecem porque ele promete proteger a indústria.
Vale do Silício, Trump e Bitcoin
De acordo com Cuban, uma presidência de Trump seria diretamente benéfica para o preço do Bitcoin – um ativo que se tornou mais popular entre investidores de tecnologia nos últimos anos.
“Não porque o ex-presidente seja um defensor muito mais forte das criptomoedas,” observou Cuban. O investidor disse que a agenda cripto de Trump – que inclui acolher mineradores de Bitcoin e garantir o direito dos cidadãos à autocustódia – simplesmente torna mais fácil “operar um negócio de criptomoedas” ao invés de “impactar o preço das criptomoedas.”
Em vez disso, Cuban afirmou que as conhecidas políticas de Trump de baixas taxas de impostos e tarifas impulsionariam o BTC, já que tais políticas têm sido historicamente inflacionárias.
“Combine isso com a incerteza global sobre o papel geopolítico dos EUA e o impacto no Dólar Americano como moeda de reserva, e você não pode alinhar as estrelas de maneira melhor para uma aceleração do preço do BTC,” disse Cuban.
Quanto ao quão alto o Bitcoin poderia potencialmente subir, Cuban disse que seu limite é “muito mais alto do que você pensa” dado o caráter global do ativo, a oferta limitada e a fração ilimitada. À medida que a dominância do dólar americano diminui ao longo do tempo, ele acredita que o BTC pode se tornar o próximo “porto seguro” que os países buscam para proteger suas economias.
“Se isso tiver uma possibilidade acima de zero, então o BTC se torna exatamente o que os maximalistas imaginam – uma moeda global,” concluiu.
Bilionários apoiam Trump
No fim de semana, Trump recebeu o apoio e o suporte financeiro de Elon Musk, cuja empresa de carros, Tesla, possui Bitcoin em seu balanço patrimonial. No início de junho, o CEO da Social Capital, Chamath Palihapitiya, previu que o Bitcoin poderia chegar a $500.000 em 2025 – e falou bem de Trump em uma aparição em podcast no final daquele mês.
Até mesmo o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, que tem sido cogitado como um possível novo Secretário do Tesouro sob Trump, também está começando a ver o lado positivo do Bitcoin.
“Jamie Dimon era, você sabe, muito negativo, e agora de repente ele mudou um pouco sua opinião,” disse Trump durante uma entrevista em junho para a Bloomberg, publicada no mês passado. Isso seguiu-se à audiência privada do presidente com Dimon e outros 80 executivos de negócios na época.
“Se não fizermos isso, a China vai pegar e a China vai ter isso,” disse Trump sobre a indústria de criptomoedas. “Eu não quero ser responsável por permitir que outro país domine essa área.”