VanEck e SolidX oferecem produto semelhante a ETF de Bitcoin para instituições

Enquanto a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) até agora bloqueou todo pedido de ETF de bitcoin, duas empresas pretendem lançar uma opção mais limitada esta semana

ETF é a sigla para exchange traded funds, fundos que replicam o desempenho de índices e que são negociados em bolsa de valores, como se fossem papéis de uma empresa.

Anunciada nessa terça-feira, a VanEck Securities e SolidX Management revelaram que estão tomando uma rota incomum para contornar os obstáculos regulatórios. As empresas usarão uma isenção da SEC que permitirá que ações do VanEck SolidX Bitcoin Trust sejam oferecidas a instituições e bancos como fundos de hedge, mas não a investidores de varejo.

Embora não seja de fato um verdadeiro fundo negociado em exchange, o produto é semelhante. Ed Lopez, chefe do produto ETF da VanEck, disse à CoinDesk que a oferta “permite que ações sejam criadas e resgatadas como ETFs, mas não é uma ETF”.

“Ao contrário de uma ETF, ela não está listada em uma exchange nacional, mas é citada na plataforma OTC Link ATS. Esse é um tipo de oferta pioneiro. Dado que será negociado no mercado de balcão através de transações de corretor para corretor, estamos nos referindo a ele casualmente como um Broker Traded Fund, um BTF”, disse Lopez.

As ações serão vendidas a partir de quinta-feira, de acordo com a Regra 144A da SEC, que permite que valores mobiliários negociados em exchanges sejam negociados entre “compradores institucionais qualificados” com períodos de participação mais curtos e sem a necessidade de se registrar na SEC.

“As ações fornecerão aos investidores institucionais acesso a um produto de bitcoin com suporte físico que pode ser negociado por meio de contas de corretagem tradicionais”, explicaram as empresas em um comunicado à imprensa. “As ações são o primeiro produto limpo de qualidade institucional que oferece exposição ao bitcoin e permite um processo padrão de criação e resgate de ETF.”

Gabor Gurbacs, diretor de estratégias de ativos digitais da VanEck / MVIS, disse;

“Continuamos a apoiar a evolução da estrutura de mercado no cenário de ativos digitais. Este produto pode abrir o caminho para a adoção institucional de Bitcoin e mostrar que uma estrutura ETF adequadamente regulamentada pode funcionar na prática.”

A SolidX está patrocinando a confiança, enquanto a VanEck está fornecendo “serviços de marketing”, de acordo com o comunicado. Além disso, o BNY Mellon entrou como contador diário, administrador e agente de transferência de fundos. Isso inclui “facilitar a atividade de criação e resgate de investidores”.

Os investidores também estão seguros contra “o roubo ou a perda” das chaves privadas de bitcoin mantidas e recebem a criação e o resgate abertos de ações, disseram as empresas.

Daniel H. Gallancy, CEO da SolidX, comentou:

“Como o primeiro produto de bitcoin nos EUA com criação e resgate padrão de ETF e processos estabelecidos de compensação e liquidação, os investidores institucionais podem finalmente ganhar exposição ao bitcoin dentro de um contexto familiar. Vemos o produto como um próximo passo emocionante para o SolidX e o VanEck em nossa parceria, enquanto trabalhamos para trazer produtos de ativos de criptomoedas de qualidade institucional para o mercado. ”

Até o momento, a SEC não aprovou nenhuma ETF de criptomoeda, embora o comissário da SEC, Robert Jackson, tenha dito no início de 2019 que acredita que uma proposta da ETF “eventualmente” atenda aos padrões da SEC.

Em 12 de agosto, a SEC atrasou as decisões sobre as propostas de ETF de bitcoin da Bitwise Asset Management, VanEck / SolidX e Wilshire Phoenix, que esperam se tornar o primeiro a oferecer um ETF de criptomoeda nos EUA. Essas decisões estão agendadas para o final deste mês.

Fonte: CoinDesk

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.