VanEck sobre ETF baseado em Bitcoin: “estamos conscientemente otimistas”

VanEck se posiciona sobre aprovação de ETF baseado em Bitcoin proposto

Gabur Gurbacs, diretor de estratégia de ativos digitais da VanEck, expressou seu otimismo sobre a decisão da SEC em relação ao ETF baseado em Bitcoin, proposto em conjunto com a SolidX.

Falando com Brad Smith, durante uma aparição no Cheddar, Gurbacs declarou que embora o mercado queira um ETF de Bitcoin, a única atualização disponível é que a VanEck acredita ter fornecido razões suficientes para que a SEC aprove o fundo, e acredita que há uma boa chance de receber a “benção” do regulador.

Mais transparência e melhor estrutura

Explicando a razão por trás do otimismo da companhia, ele afirmou:

“O último dia para a aprovação do ETF é o fim de fevereiro. Nós acreditamos ter atendido todos os requerimentos em relação a estrutura, obstáculos e demais fatores sobre a custódia de valores. Então, nós estamos conscientemente otimistas, mas há muito trabalho a ser feito para preparar o mercado. E alguns bons anúncios feitos recentemente sobre o mercado de balcão ser mais transparente podem ter ajudado.”

A conversa, que foi publicada no Twitter de Brad Smith, rendeu respostas diversas do público, que ficou dividido entre compartilhar o otimismo de Gurbac e expressar reservas sobre o crescimento da transparência do mercado de balcão, além das capacidades de vigilância.

Posteriormente expandindo sua declaração sobre a crescente maturação dos cripto mercados, Gurbacs tweetou:

https://twitter.com/gaborgurbacs/status/1064866041640161282

“MVISIndices se aliou com os titãs do mercado de balcão Circle, Cumberland e Genesis, para trazer ao mercado o primeiro índice de Bitcoin OTC. Salto gigantesco para o desenvolvimento da estrutura do mercado do Bitcoin e ativos digitais.”

Vale lembrar que, além da proposta da VanEck, nove outras propostas semelhantes foram submetidas à SEC, que rejeitou todas. As razões dadas em todos os casos geralmente giravam em torno de preocupações sobre a possibilidade de manipulação, e a ausência de um sistema robusto de vigilância do mercado na cripto esfera.

Em uma tentativa para tentar lidar com estas preocupações, a VanEck fez uma série de ajustes à sua proposta. Em novembro, Gurbacs declarou que um ETF de Bitcoin não só atrairia bilhões de dólares em novos investimentos, mas as propostas pendentes poderiam efetivamente dar à SEC uma forma de medir o nível regulatório do mercado.

Embora um prazo exato para a decisão da SEC sobre a proposta da VanEck ainda seja difícil de prever, muitos acionistas da cripto esfera estão prestando atenção sobre os desenvolvimentos do caso, pois espera-se que dentre outras diversas requisições de ETF, ela é a que tem a maior possibilidade de sucesso. A SEC adiou a decisão sobre a proposta duas vezes, com outra postergação sendo anunciada recentemente.

Fonte: CCN