Vanuatu torna-se a primeira nação a aceitar Bitcoin na troca de cidadania

A nação insular do Pacífico Sul de Vanuatu tornou-se o primeiro governo mundial a aceitar o bitcoin em troca da cidadania. O programa de cidadania de Vanuatu custa US$ 200.000, o que significa que, a preços atuais, o programa de residência custa menos de 41.5 bitcoins.

Vanuatu tornou-se a primeira nação a aceitar Bitcoin como pagamento por seu programa de cidadania

Como Vanuatu é membro da Commonwealth of Nations, o programa de cidadania concede viagens isentas de vistos para mais de 100 países, incluindo grande parte da Europa.

O presidente do Vanuatu Information Justify (VIC), Geoffrey Bond, declarou que “o Governo de Vanuatu expressou expressamente o desejo de estar na vanguarda da adoção de novas tecnologias, incentivando oficialmente o VIC a receber pagamentos em bitcoin.

Requisitos

Bond afirma que “além das verificações de probidade de due diligence normais necessárias para obter a Cidadania de Vanuatu, todas as transações bitcoin serão executadas através da Exchange australiana de nosso parceiro e atenderão aos requisitos de conformidade normais impostos pelo Australian Financial Regulator”.

Christian Nesheim, um especialista em migração de investimentos que assessorou o governo de Vanuatu, descreveu a decisão de dar a Vanuatu “uma vantagem competitiva considerável no mercado de cidadania”.

Nesheim descreve um demográfico crescente de investidores de bitcoin precoce que “gostariam de realizar alguns de seus ganhos sem incorrer em grandes impostos sobre ganhos de capital”.

Preocupações

Nesheim sugere que muitos desses investidores tentariam “converter sua criptomoeda em ativos tangíveis em uma jurisdição de baixa taxa “, No entanto, afirma que” as classes de ativos disponíveis para este tipo de investidores foram limitadas … Como Vanuatu será o único país a oferecer cidadania para bitcoins, acho que o programa verá um aumento de interesse mais ou menos imediatamente “.

Leia mais: Economista Ex-FMI Kenneth Rogoff junta-se ao coro “Bitcoin entrará em colapso”

O diretor-gerente da VIC, James Harris, abordou “suspeitas em torno do uso de criptomoedas em transações financeiras”, incluindo “temores de que ele possa estar relacionado a atividades indesejáveis”.

Harris descarta as preocupações, afirmando que “o oposto é verdadeiro, como a criptomoeda existe em um livro contábil totalmente rastreável onde toda a história de sua criação e comercialização está visível “. Harris descreveu a aceitação de Vanuatu como um” fortalecimento adicional dos processos de “lavagem de dinheiro” relativos ao bitcoin.

O movimento de Vanuatu vem em um momento de crescimento dentro da imigração global pelo setor de investimentos

A imigração internacional pelo setor de investimentos atualmente é estimada em mais de $ 2 bilhões de dólares anualmente. No início deste ano, o governo da Tailândia começou a oferecer programas de residência “elite” a cidadãos estrangeiros através da Tailândia Privilege Card Company Limited – uma subsidiária de propriedade exclusiva da Autoridade de Turismo da Tailândia.

A Tailândia atualmente oferece sete pacotes de cidadania diferentes, incluindo o programa “Elite Ultimate Privilege” que concede 20 anos de residência em troca de $60,000 USD e uma taxa anual de US$ 600 USD.

A Business Insider afirma ter aprendido com uma fonte anônima que o programa de cidadania de Chipre, que exige um investimento de 2 milhões de euros no país em troca da cidadania e do acesso aos outros 27 países da União Européia, ganha até 4 bilhões de euros ano, ou cerca de 25% do seu PIB “.

Dominic Volek, chefe da empresa de consultoria de cidadania do Sudeste Asiático da Henley & Partners, afirma que “houve um aumento acentuado em todo o mundo no número de pessoas que desejam adquirir uma segunda ou terceira residência ou cidadania benéfica para globalizar as oportunidades de sua família e expandir suas interesses comerciais em um mundo em mudança e incerto “, concluindo que” mais e mais governos estão vendo esses programas como uma maneira inovadora de impulsionar o crescimento econômico “.

Você acha que mais nações seguirão a liderança de Vanuatu e aceitarão bitcoin como pagamento de imigração por meio de investimentos? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo!

Fonte: News Bitcoin

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.