Veja 3 formas simples de investir em Bitcoin

Conheça 3 formas simples de investir em Bitcoin, uma vez que o número de pessoas interessadas em investir em criptomoedas não para de crescer, e muitas vezes o que as impede é falta de informação.

O mercado de criptomoedas vem crescendo de forma significativa e muitas pessoas têm interesse em fazer parte desse crescimento, mas não sabem por onde começar, por isso, hoje vamos explicar como e onde investir em bitcoin. Antes,  saiba que a escolha da exchange é de extrema importância, antes de investir informe-se e opte pela qual te oferece mais segurança.

Primeiramente, entenda que não existe apenas uma forma de investir em bitcoin, ou outras criptomoedas, você pode decidir entre fundos de investimentos, ETF`s ou investimento direto. Agora vamos entender cada uma dessas formas de investir.

Você já ouviu falar em ETF?

ETF é um fundo de investimentos feito por meio da bolsa de valores por intermédio de corretoras e atrelado a um índice de referência, nesse caso estamos pensando nos indicadores de Bitcoin, e quando a criptomoeda que compõem o índice é valorizada, as cotas ETF também são, mas caso haja queda o mesmo acontece. Se você optar pelo caminho ETF, esteja ciente que, a alíquota do imposto de renda, em caso de lucro, é de 15%, além disso, há cobrança de uma taxa administrativa, e seus bitcoins ficam no fundo, portanto não ficam em suas mãos.

Existe também a opção FUNDOS DE INVESTIMENTO EM BITCOIN, neste caso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), exige que somente 20%  do seu patrimônio possa ser reservado em bitcoin, os outros 80% em renda fixa. Para ter 100% de bitcoin alocado, é necessário que já tenha investido pelo menos 1 milhão de reais,  a tributação acontece da mesma forma que o ETF .

A terceira possibilidade é o INVESTIMENTO DIRETO, se escolher esta alternativa você precisará abrir uma conta numa corretora de criptomoedas (exchange), brasileira ou não, realizar a transferência do seu dinheiro para esta conta, e então, comprar o bitcoin. É fundamental saber que existem pequenas taxas de corretagens nas transações e que para garantir a segurança dos seus ativos você precisa transferi-los para uma carteira de bitcoins, conhecida como chave wallet. É imprescindível guardar sua chave em um lugar seguro e que você não corra o risco de perder, porque uma vez perdida não há como recuperá-la. O investimento direto acaba sendo o mais escolhido por ser mais vantajoso em termos tributários, uma vez que há isenção de impostos para vendas de até R$35 mil por mês, pela praticidade do próprio investidor (pessoa física), que poderá realizar suas próprias transações,  pela liquidez imediata e pelo fato das negociações sem interrupções.

Posto isto, vale destacar que a maioria das moedas digitais podem ser compradas de forma fracionada, e o bitcoin é uma delas. Observe que o bitcoin não é a única moeda digital existente, em breve conversaremos sobre outras.