Veja o porque o Polkadot é o futuro da DeFi

Polkadot surgiu há tão pouco tempo e já está atraindo os holofotes

No ano passado, as finanças descentralizadas (DeFi) deixaram de ser um nicho de criptomoeda relativamente inexplorado para se tornar uma indústria movimentada, repleta de uma gama diversificada de protocolos e ferramentas que oferecem novos serviços e oportunidades aos usuários.

Do jeito que está, a grande maioria dos aplicativos DeFi é construída no blockchain Ethereum, devido à sua popularidade entre os desenvolvedores de aplicativos descentralizados ( dApp ) e uma significativa base de usuários pré-existente. No entanto, este crescimento repentino da DeFi no Ethereum levou o blockchain ao seu limite, levando a atrasos nas transações e taxas excessivamente altas – tornando muitas plataformas Ethereum DeFi simplesmente inutilizáveis ​​para usuários regulares.

Por causa disso, um grande muitos desenvolvedores agora estão optando por construir seus aplicativos DeFi no Polkadot, e está procurando aproveitar suas propriedades exclusivas para oferecer experiências que ainda não eram possíveis em outros blockchains.

Como uma plataforma de blockchain interoperável capaz de unir a diversidade de blockchains atualmente em operação, o Polkadot provou ser uma solução promissora para uma série de desafios enfrentados por desenvolvedores e usuários hoje.

Abaixo estão os por que isso aumentou as esperanças dos desenvolvedores de DeFi em 2021.

Tração Principal

Apesar de lançar sua rede principal em meados de 2020, Polkadot viu uma aceitação incrível entre investidores e desenvolvedores.

Como resultado, ele já explodiu entre as cinco principais criptomoedas por capitalização de mercado e recentemente atingiu um pico de capitalização de mercado de mais de $ 17 bilhões – ultrapassando o XRP para garantir a posição de 4ª maior criptomoeda.

O potencial e as capacidades da blockchain Polkadot já foram reconhecidos por quase 350 projetos que já estão sendo desenvolvidos na plataforma – incluindo dezenas de soluções DeFi.

Polkadot agora é o lar de várias das plataformas DeFi mais promissoras, incluindo:

Clover

Clover é um parachain Polkadot e uma plataforma DeFi aberta tudo-em-um que permite aos desenvolvedores implementar facilmente seus dApps no Polkadot e aproveitar suas propriedades exclusivas para criar soluções DeFi que antes estavam disponíveis apenas no Ethereum.

Apoiada pela plataforma de câmbio líder Bithumb Global, a Clover Finance está definida para fornecer uma estrutura aberta e modular que os desenvolvedores podem usar facilmente para construir seus aplicativos no Polkadot, reduzindo drasticamente a barreira de entrada para construir na plataforma.

Clover CC-1 Testnet é lançado!

O testnet estará aberto apenas para desenvolvedores e validadores profissionais. Para participar do teste interno, você pode entrar em contato com nossos administradores: https://t.co/lTYI1aS3TT . Para mais detalhes: https://t.co/kiDz91Ru7W . @polkadotnews @polkawarriors @polkaprojectcom pic.twitter.com/iJlqYTaMHB

– Clover (@clover_finance) 19 de janeiro de 2021

Seascape

Seascape é uma plataforma de jogo baseada em substrato anunciada recentemente que torna mais fácil para os desenvolvedores lançar seus próprios jogos com blockchain enquanto aproveita alguns dos recursos exclusivos do Seascape

Ele pode ser usado para incorporar poderosos elementos de blockchain e DeFi – como NFTs, CDPs e produtividade agrícola – em aplicativos de jogos e apresenta um token de recompensa exclusivo conhecido como Crowns, que é usado para recompensar aqueles que interagem com o ecossistema Seascape.

Acala

Embora o Acala seja bem conhecido no ecossistema Polkadot por oferecer sua primeira stablecoin nativa (aUSD), a equipe por trás do projeto insiste em não ser rotulada. A Acala tem a missão de se tornar um centro de defi por meio de sua plataforma stablecoin, em última análise, apoiando a base para a liquidez em várias blockchains, seja dentro ou fora de Polkadot.

Nesse ínterim, a contraparte ‘bizarro’ de Acala, Karura, está avançando para um lançamento na rede canário Kusama. Os especialistas estão esperançosos de que o Acala vá oficialmente ao ar na rede principal Polkadot em 2021.

Por que é tão popular

Polkadot é construído em uma nova estrutura de blockchain conhecida como Substrate, que é amplamente considerada simples de construir, graças às dezenas de módulos combináveis ​​que arquitetos de blockchain podem usar para construir suas soluções.

Ele usa uma combinação de cadeia de retransmissão (cadeia principal de Polkadot), parachains e pontes para conectar o ecossistema de blockchain em uma unidade coesa e interoperável.

Desenvolvido pela Parity Labs, o Substrate é totalmente de código aberto, permitindo que os desenvolvedores desenvolvam, garantindo que os construtores possam criar seus aplicativos descentralizados para o blockchain Polkadot com orçamentos limitados.

O substrato confere ao Polkadot uma gama de recursos que o tornam a plataforma ideal para a construção de soluções DeFi, incluindo:

Velocidade: Polkadot tem um tempo de bloqueio de apenas seis segundos e a maioria das transações são consideradas finais após menos de um minuto. Isso o torna ideal para criar aplicativos onde a velocidade é crítica – como plataformas de troca descentralizada (DEX).

Escalabilidade: Polkadot pode atualmente lidar com mais de 1.000 transações por segundo (tps), em comparação com apenas ~ 25 tps para Ethereum em seu pico sob condições ideais. De acordo com o fundador da Polkadot, Gavin Wood, isso poderia chegar a até 1 milhão de tps, com o uso de fragmentação e parachains otimizados.

Interoperabilidade: indiscutivelmente a maior vantagem de Polkadot é sua interoperabilidade. Isso significa que os aplicativos construídos no Polkadot e seus parachains podem interagir facilmente com aqueles em outros blockchains (incluindo Ethereum). Produzindo o primeiro ecossistema DeFi interoperável.

Juntos, esses recursos e o ritmo alucinante de desenvolvimento de Polkadot o posicionaram como uma plataforma de lançamento potencial para o futuro não apenas do DeFi – mas potencialmente da indústria de criptografia como um todo.

Fonte: BitcoinIst

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_