Venezuela apoia sua criptomoeda Petro com 30 milhões de barris de petróleo
Nicolás Maduro está apostando forte no Petro como solução para a Venezuela
O presidente venezuelano Nicolás Maduro disse que o país apoiará sua criptomoeda Petro com 30 milhões de barris de petróleo que possui em suas reservas.
Quando a nação da OPEP vendeu inicialmente o Petro por meio de sua oferta inicial de moedas, declarou que o Petro seria apoiado por 5 bilhões de barris de petróleo. As palavras de Maduro, segundo a Reuters, vieram como parte de um novo impulso para promover a criptomoeda apoiada pelo petróleo, enquanto a Venezuela lida com hiperinflação e sanções econômicas.
Em um discurso na televisão estatal, Nicolás Maduro declarou:
“Os estoques de petróleo e produtos em tanques de armazenamento estão disponíveis para comercialização imediata … para sustentar e apoiar as operações do cripto ativo venezuelano soberano, o Petro.”
Um relatório anterior da Reuters mostrou que os 5 milhões de barris iniciais de petróleo que dizem apoiar a criptomoeda eram “de uma área sem infraestrutura para tirá-la do chão”. Em seu discurso, Maduro não esclareceu como o apoio funcionaria.
Atualmente, o Petro não está listado em nenhuma das principais exchanges de criptomoedas e não está claro se os investidores podem resgatá-lo de alguma forma com o governo venezuelano. Seus estoques de petróleo têm aumentado nos últimos meses, com as sanções internacionais assustando os compradores da estatal PDVSA.
Nos últimos meses, Maduro vem pressionando pela adoção do Petro. Ele afirmou recentemente que tem mais de 27.000 “empresas afiliadas”, uma autoridade venezuelana diz o Petro já pode ser usado para pagamentos em 93 lojas diferentes, graças a um novo portal de pagamentos chamado PetroPago.
A Venezuela até revelou planos este ano para ver sua exchange de criptomoedas sancionada pelo Estado, a CriptoLAGO, liberar um cartão de débito e um sistema de ponto de venda para ajudar o uso do Petro a crescer em lojas de varejo.
- Veja também: Até onde deve ir a privacidade nas criptomoedas?
Fonte: CryptoGlobe
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.