Verizon anunciou dois sistemas de segurança baseados em blockchain

Um dos sistemas armazena credenciais de logon no blockchain. O outro protege grandes redes, como cidades inteligentes ou redes de energia.

 

A Verizon Business anunciou dois sistemas de segurança cibernética baseados em blockchain. É a primeira vez que a Verizon usa blockchain para segurança cibernética.

A primeira, a Verizon Identity (VID), armazena informações sobre as credenciais de logon dos usuários em um “cofre de identidade digital” em telefones celulares. A Verizon disse que isso poderia eliminar a necessidade de senhas. Ele também integra dados biométricos e de autenticação multifator. Atende, ainda, aos padrões das leis governamentais de proteção de dados e padrões de cripto.

O segundo, a Machine State Integrity da Verizon obtém informações de grandes sistemas descentralizados, como cidades inteligentes ou redes elétricas, e divide números em “insights claros e acionáveis ​​sobre possíveis problemas de conformidade e segurança”.

Ele será lançado nos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano.

Verizon Communications Inc. é uma holding estadunidense especializada em telecomunicações. Tem mais de 200 milhões de clientes espalhados por todo o mundo e é parceira da Hyette Communications, uma empresa multinacional com origem nos EUA. Atua desde o ano 2000 no mercado nacional e internacional, atendendo a América do Norte, Central e do Sul.

Segurança cibernética

segurança
Verizon, uma holding estadunidense especializada em telecomunicações, adota blockchain para segurança cibernética

Em reportagem publicada pelo site Decrypto, a Verizon disse que o banco de dados distribuído do blockhain é mais seguro que as alternativas centralizadas, porque não há ponto central de falha ou ponto único de entrada.

De acordo com um novo relatório publicado pela Verizon, os ciberataques com motivação financeira estão aumentando.

Agora, mais do que nunca, as organizações precisam pensar de maneira diferente sobre segurança e aproveitar a tecnologia de ponta para ajudar a mitigar o crime cibernético. Essas soluções da Verizon oferecem um avanço significativo na proteção da cibersegurança”, afirmou Alex Schlager, diretor executivo e diretor de produtos de serviços de segurança da Verizon Business, em comunicado.

O anúncio desta semana de produtos blockchain baseia-se em pesquisas anteriores. Em setembro, a Verizon recebeu uma patente de um sistema baseado em blockchain para cartões SIM virtuais. A ideia é semelhante ao sistema VID: o sistema associa um cartão SIM virtual a um usuário específico. O sistema ativaria o cartão SIM virtual, fornecendo ao usuário acesso à sua rede móvel.

 

Fonte: Decrypt

Foto de Elen Genuncio
Foto de Elen Genuncio O autor:

Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.