Vice-presidente da Comissão Europeia: “cripto ativos estão aqui para ficar”
“Cripto ativos estão aqui para ficar”
A Comissão Europeia, órgão que propõe as legislações para a União Europeia, concluirá neste ano uma avaliação regulatória para a governança de cripto ativos, pois eles “estão aqui para ficar”, segundo afirmou um de seus oficiais.
Leia mais: Exchange de criptomoedas de Singapura inicia expansão no mercado australiano
Falando durante uma conferência de imprensa realizada após um encontro do Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros na sexta-feira, Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, afirmou que estados membros estão apoiando as ações cujo objetivo é a regulamentação da indústria das criptomoedas na região.
Dombrovskis afirmou:
“Nós também trocamos opiniões sobre cripto ativos. Nós vemos que cripto ativos estão aqui para ficar. Apesar da recente turbulência, este mercado continua crescendo.”
Ademais, ele sugeriu que ofertas iniciais de moedas (ICOs) têm o potencial de se tornarem formas viáveis de financiamento alternativo.
“No ano passado, as ICOs ajudaram a angariar mais de US$6 bilhões em financiamento, e este ano esse número será substancialmente maior,” afirmou.
Para aproveitar o máximo deste potencial, Dombrovskis afirmou que o desafio agora é como categorizar e classificar cripto ativos, além de definir se a UE deverá utilizar regras existentes do mercado financeiro, ou criar um conjunto de regras dedicadas às criptomoedas. Ele completou:
“Neste contexto, nós estamos atualmente trabalhando em conjunto com as Autoridades de Supervisão Europeias no que nós chamamos de mapeamento regulatório de cripto ativos, para responder estas questões. Isso fornecerá um terreno sólido para futuras construções e para decidir quais passos tomar nesta área.”
Postura positiva
Em fevereiro, Dombrovskis fez comentários positivos sobre ICOs, tratando-as como um método de angariação de fundos inovador. Ele indicou à época que os reguladores avaliariam caso a caso para regulamentar projetos de tokens específicos, tendo ainda afirmado que a comissão teria que trabalhar mais nesta questão.
Ele não é o único legislador da União Europeia amigável às ICOs. No dia 7 de setembro, um membro do Parlamento Europeu sugeriu um novo conjunto de regras para ICOs, que colocaria um cap maior nos procedimentos de venda de tokens, além de tornar projetos mais acessíveis entre os estados membros da UE.
Leia mais: Registros em blockchain serão legalmente aceitos como evidência na China
Fonte: CoinDesk