Virgínia Ocidental oferece voto por meio de blockchain para militares que estejam servindo fora do país

Soldados americanos que estejam servindo fora do país poderão utilizar um aplicativo para celular baseado em tecnologia blockchain, podendo votar nas eleições da Virgínia Ocidental em novembro, segundo a CNN.

Leia mais: Ethereum Classic avança 12%, ultrapassa Tron e Monero

A plataforma de voto mobile, Voatz, aplica um software de reconhecimento facial para garantir que cada eleitor esteja de acordo com sua identificação. A CNN ressaltou que a Virgínia Ocidental limitará o uso do aplicativo aos soldados que estejam fora do país.

O secretário de estado da Virgínia Ocidental, Mac Warner, e a Voatz, desenvolvedora do aplicativo de mesmo nome, disseram à CNN que acreditam na segurança do aplicativo, após testes realizados com sucesso em dois condados nas eleições primárias do estado. Segundo o gabinete de Warner:

“Quatro auditorias de vários componentes da ferramenta, incluindo sua infraestrutura em nuvem e blockchain, não revelaram problemas”

Leia mais: Entenda porque a OKEx utilizou fundos de seus usuários para liquidar um contrato de Bitcoin

Michael L. Queen, vice-diretor de equipe de Warner, disse à CNN que cada condado da Virgínia Ocidental terá a decisão final sobre utilizar o aplicativo nas eleições em novembro, acrescentando que os soldados poderão efetuar votos escritos, caso assim escolham.

Contudo, o chefe de tecnologia do Centro de Democracia e Tecnologia, Joseph Lorenzo Hall, disse à CNN que uma votação por meio de um aplicativo mobile é uma péssima ideia. A presidente do grupo Verified Voting, que supervisiona a integridade das eleições, Marian K. Schneider, acrescentou que tal votação poderia criar mais oportunidades para hacks e fraudes.

A Virgínia Ocidental já realizou testes com a plataforma baseada em blockchain da Voatz nos condados de Harrison e Monongalia, durante as eleições primárias do estado. Os testes incluíram somente militares, cidadãos capazes de votar de acordo com o Uniformed and Overseas Citizens Absentee Voting Act, seus cônjuges e dependentes.

Leia mais: Tron lidera gráfico de busca por criptomoedas e companhia alega que está a caminho do mainstream

Fonte: The Cointelegraph