Visa integra tecnologia blockchain para pagamentos internacionais B2B
Visa dá um vislumbre de uma integração com blockchain
A Visa está integrando o código blockchain open source da Hyperledger Fabric, antes do lançamento comercial de seu próprio serviço blockchain para pagamentos empresariais, previso para ocorrer no primeiro trimestre de 2019.
Leia mais: Mercado Bitcoin realiza demissão em massa
Visa B2B Connect, a plataforma blockchain da gigante do ramo de pagamentos que viabiliza pagamentos internacionais entre empresas, está se aliando à IBM para integrar o mais recente desenvolvimento da estrutura open source Hyperledger Fabric.
Há dois anos, a Visa anunciou pela primeira vez sua plataforma blockchain, desenvolvida em parceria com a startup Chain Inc, como uma solução alternativa ao SWIFT – realizando pagamentos internacionais entre empresas.
O serviço tokeniza a informação de um participante, incluindo os números da conta e outros dados sensíveis, com um identificador único para facilitar transações mais rápidas menos suscetíveis a fraudes. Fundamentalmente, transações corporativas entre fronteiras enviadas por meio da B2B Connect são processadas do banco de origem diretamente até o recebedor no banco beneficiário.
Integrando tecnologia blockchain open source
Lançada pela Linux Foundation, a Hyperledger Fabric foi inicialmente desenvolvida pela IBM e pela Digital Asset como uma estrutura blockchain. Seu software, o Hyperledger Fabric 1.0, foi lançado no ano passado.
Incluir a funcionalidade da Hyperledger Fabric nos ativos principais da Visa ajudará a melhorar e facilitar transações financeiras em uma rede escalável e permissionária, garantindo uma experiência de pagamentos internacionais sem fricção de forma segura, confiável e transparente, afirmou a Visa em um comunicado publicado hoje.
O gerente geral da IBM Blockchain Services, Jason Kelley, acrescentou:
“A plataforma blockchain da IBM e a tecnologia Hyperledger estão agregando valores reais para negócios atualmente, e a B2B Connect é um dos exemplos mais poderosos até agora sobre como a blockchain está transformando pagamentos.”
No mês passado, o maior banco da Tailândia em capitalização de mercado, Kasikornbank, se tornou a primeira instituição financeira do país a testar pagamentos internacionais utilizando a plataforma blockchain da Visa.
Leia mais: Huobi permite que seus usuários troquem quatro stablecoins entre si
Fonte: CCN