Visa lança serviço de pagamento baseado em blockchain

Visa libera novo serviço focado em blockchain

Em outubro do ano passado o WeBitcoin noticiou que a Visa revelou alguns vislumbres da Visa B2B Connect, plataforma que utiliza a tecnologia blockchain para oferecer formas simples, seguras e rápidas de processar pagamentos às instituições financeiras.

A iniciativa, que tinha previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2019, foi ao ar nesta semana, de acordo com a Reuters.

Criada juntamente com a startup Chain, a plataforma utiliza a Chain Core, infraestrutura blockchain focada no uso empresarial. Baseando-se na tecnologia, a Visa criou um novo sistema para transações que trabalha quase em tempo real.

Inicialmente a plataforma irá atender empresas que buscam fazer pagamentos para 30 mercados, com previsão de aumentar o número para 90 até o fim de 2019. O serviço também será utilizado para transacionar pagamentos internacionais de alto valor entre bancos em nome de seus clientes corporativos, afirma um comunicado da Visa.

“Ao desenvolver uma solução que facilita transações diretas, banco a banco, estamos eliminando o atrito associado aos principais pontos problemáticos da indústria”, disse Kevin Phalen, vice-presidente global da Visa Business Solutions.

A Visa também recorreu à Hyperledger Fabric para auxiliar no desenvolvimento das funções de DLT do sistema, juntamente com a IBM.

A fase piloto da plataforma foi lançada em novembro de 2017 para testes de conexão entre bancos.

Ultimamente a Visa tem registrado significativa participação no mercado de criptomoedas.

A empresa lançou recentemente cartões de cripto juntamente com a exchange Coinbase e com o programador John McAfee. Em março a Visa anunciou uma nova vaga de emprego para um ” Gerente de Produtos apaixonado pela intersecção de pagamentos e criptomoedas”.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli